AVALIAÇÃO DE VARIÁVEIS OPERACIONAIS DA JIGAGEM DE MINÉRIO DE FERRO POR MEIO DE PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO

Autores

  • Fábio De São José Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Araxá
  • Hemerson Olímpio Barcelos Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral/Universidade Federal de Ouro Preto
  • Carlos Alberto Pereira Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral/Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.4724

Palavras-chave:

planejamento fatorial, minério de ferro, recuperação, Quadrilátero Ferrífero

Resumo

A jigagem é uma das técnicas mais antigas para se concentrar minérios no mundo, apropriado para empreendimentos de pequeno a médio porte, além compor, comumente, etapas de pré-concentração em grandes usinas, como uma maneira de se reduzir custos de produção. Dentro desta importante perspectiva da jigagem, foi proposta e realizada uma campanha de testes laboratoriais visando a concentração mineral por jigagem, a fim de avaliar algumas variáveis de influência na concentração de um minério de ferro proveniente do Quadrilátero Ferrífero (mina de Brucutu). Um planejamento fatorial foi elaborado, o qual constituiu em análise estatística precisa dos experimentos realizados. Por meio da combinação de três variáveis estudadas obteve-se recuperação de ferro igual a 73,14%, com distribuição de sílica de 89,05% no rejeito e índice de seletividade de 3,80. Assim, a metodologia permitiu uma avaliação estatística útil e possibilitou contribuir para a tomada de decisões sobre os parâmetros de interesse no processo de jigagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Gaudin, A. M. (1939). Principles of mineral dressing. McGRaw-Hill Book Company Inc.

Mishra, B. K., and Mehrotra, S. P. (1998). Modeling of particle stratification in jigs by the discrete element method, Minerals Engineering, 11(6). 511-522.

Sampaio, C. H., Tavares, L. M. M. (2005). Beneficiamento Gravimétrico: uma introdução aos processos de concentração mineral e reciclagem de materiais por densidade. Porto Alegre: UFRGS Editora.

Wills, B. A. (2006). Mineral Processing Technology: An Introduction to Practical Aspects of ore Treatment and Mineral Recovery. Amsterdam: Elsevier.

Scarminio, I. S., Neto, B. B., Bruns, R. E. (2003). Como fazer experimentos. (2a ed.). Campinas: Editora Unicamp.

Martins, A. H. (1996). Planejamento e análise racional de experimentos tecnológicos. Ipatinga: Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A.

Jesus, C. A. G. (2005). Sumário Mineral 2005. Departamento Nacional de Produção Mineral.

Riedwyl, H. (1998). Modifying and using Yates' algorithm. Statistical Papers. 39.

Downloads

Publicado

23/12/2019

Como Citar

De São José, F., Barcelos, H. O., & Pereira, C. A. (2019). AVALIAÇÃO DE VARIÁVEIS OPERACIONAIS DA JIGAGEM DE MINÉRIO DE FERRO POR MEIO DE PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO. HOLOS, 3, 1–10. https://doi.org/10.15628/holos.2019.4724

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)