ANÁLISE DE ROTA DE PENEIRAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO NO ITM DA NAMISA S.A – UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.4361

Palavras-chave:

Peneiramento, Minério de Ferro, Eficiência no Peneiramento

Resumo

O mercado mundial de minério de ferro iniciou nova recuperação na década de 2000, diante de um ciclo de expansão, chegou a atingir ritmo acelerado de 70% de crescimento anual. Fato que viabilizou inúmeros projetos de mineração, principalmente no Brasil, nos quais jazidas antes desvantajosas economicamente passaram a empreendimentos de valor agregado. Dessa forma, pesquisas em todos os setores e áreas do processamento mineral intensificaram-se na busca por excelência. No peneiramento, entendido como separação de sólidos em classes de tamanho e forma dos constituintes e no uso de gabaritos (por exemplo, peneiras), também houve procura por maior eficiência industrial. Assim, este trabalho investigou pontos de possíveis melhorias no peneiramento de uma mineradora de grande porte, exportadora de minério de ferro, localizando pontos de maximização do processo/operação. Entre os principais resultados destacam-se eliminação de sobrecarga no peneiramento primário pela substituição da abertura/malha do primeiro deck de 40 para 30 mm com retido destinado à britagem secundária, troca da malha do segundo deck de 30 para 5 mm com retido enviado para peneiramento secundário e eliminação de finos no peneiramento primário pela adição de água na britagem secundária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Pereira, S. A. C. (2012). O mercado de minério de ferro. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Valadão, G. E. S., Araujo, A. C. (2007). Introdução ao tratamento de minérios. (1a ed.). Belo Horizonte: UFMG.

Chaves, A. P. (2003). Beneficiamento de Minérios. São Paulo: Cortez.

Luz, A. B., Sampaio, J. A., Salvador, L. M. A. (2004). Tratamento de Minérios. (5a ed.). Rio de Janeiro: CETEM.

Wills, B. A. (2006). Mineral Processing Technology: An introduction to the practical aspects of ore treatment and mineral recovery. (7a ed.). Cornwall: Pergamon Press.

Fernandes, E. Z. (2003). Aplicação da caracterização tipológica ao planejamento de lavra de minério de ferro. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Padovezi, A. D., Ferreira, A. D., Queiroz, L. A. (2003). Beneficiamento de minério de ferro – A importância da análise química e mineralogia na definição e melhorias de rotas de processo. Seminário de caracterização de ferrosos, CVRD.

Downloads

Publicado

19/09/2017

Como Citar

De São José, F., Teixeira Junior, M. L., & Pereira, C. A. (2017). ANÁLISE DE ROTA DE PENEIRAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO NO ITM DA NAMISA S.A – UM ESTUDO DE CASO. HOLOS, 4, 299–307. https://doi.org/10.15628/holos.2017.4361

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.