A FORMAÇÃO DA CARREIRA CIENTÍFICA NO ÂMBITO DE GRUPOS DE PESQUISA: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM UM CURSO DE DIREITO

Autores

Palavras-chave:

Grupos de Pesquisas, Ensino Jurídico, Formação Jurídica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender o papel da iniciação científica na área das Ciências Sociais Aplicadas relatando a experiência e a trajetória de grupos de pesquisas, em particular do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e o seu papel na formação dos jovens pesquisadores do Curso de Direito. A justificativa para a discussão aqui empreendida se ampara na importância que os grupos de pesquisa possuem no processo de construção do conhecimento, entendendo a iniciação científica como um dos possíveis caminhos para a formação dos futuros/jovens pesquisadores.

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Biografia do Autor

Kelly Gianezini, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutoramento sanduíche pela University of California Los Angeles (UCLA). Sua tese de doutoramento Educação e Sociedade: o processo de expansão do ensino superior jurídico e o acesso de minorias étnicas foi indicada para concorrer ao prêmio CAPES de Teses para a área da Educação. Possui mestrado em Sociologia, bacharelado em Ciências Sociais, ambos pela UFRGS, licenciatura em Sociologia e bacharelado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Egeslaine de Nez, Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colíder/MT). Líder do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT). 

Gabriel Dario Barbosa, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Acadêmico do Curso de Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC). Integrante do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNESC).

Letícia Manique Barretto, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Acadêmica do Curso de Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC). Integrante do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNESC).

Laura Zandavalle Zopelaro, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Acadêmica do Curso de Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC). Integrante do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNESC).

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Publicado

09/09/2016

Como Citar

Gianezini, K., Nez, E. de, Barbosa, G. D., Barretto, L. M., & Zopelaro, L. Z. (2016). A FORMAÇÃO DA CARREIRA CIENTÍFICA NO ÂMBITO DE GRUPOS DE PESQUISA: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM UM CURSO DE DIREITO. HOLOS, 4, 339–351. Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4712

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