OS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA INDICADOS PELO PNLD 2015: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EMPREGADA NA TEMÁTICA “QUANTIDADE DE MATÉRIA” E SUA UNIDADE, MOL

Autores

  • Sandra Oliveira Franco-Patrocinio Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ivoni Freitas-Reis Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.4676

Palavras-chave:

livro didático, história da ciência, quantidade de matéria, ensino médio, ensino de química

Resumo

É comum na literatura da área de ensino de química a discussão da importância que o livro didático apresenta nas salas de aula. Nesse sentido, o presente artigo analisa os livros didáticos de química brasileiros indicados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Procuramos investigar como a história da ciência é empegada nessas obras, especificamente na temática quantidade de matéria. Discutimos a importância de incluir a história da ciência nos livros didáticos de forma que o educando compreenda a natureza do conhecimento científico. Para tal pesquisa, nos alicerçamos nas categorias criadas por Laurinda Leite (2002) e adaptadas por Vidal (2009) e também nos resultados encontrados anteriormente por Rogado (2000). Podemos perceber que é constante a busca dos órgãos competentes governamentais pela melhoria da qualidade dos livros didáticos distribuídos nas escolas públicas brasileiras, entretanto, mesmo nenhuma das obras tendo deixado de tratar do assunto, os livros didáticos apresentam um debate historiográfico sobre a temática bastante tímido, sendo a história da ciência apresentada a partir de uma abordagem histórica parcial, considerada na maioria das vezes em recortes do texto principal e figuras dos pesquisadores.

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Biografia do Autor

Sandra Oliveira Franco-Patrocinio, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda do PPGQ - Educação Química - UFJFMestre na área de Educação Química

Departamento de Química. 

Área Educação em Química

Ivoni Freitas-Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora

Profa. Dra. Ivoni Freitas-ReisProfessora do Departamento de Química - Instituto de Ciências ExatasPPGQ - Educação QuímicaCoordenadora do PIBID - QuímicaUniversidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

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Publicado

29/08/2017

Como Citar

Franco-Patrocinio, S. O., & Freitas-Reis, I. (2017). OS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA INDICADOS PELO PNLD 2015: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EMPREGADA NA TEMÁTICA “QUANTIDADE DE MATÉRIA” E SUA UNIDADE, MOL. HOLOS, 2, 375–392. https://doi.org/10.15628/holos.2017.4676

Edição

Seção

ARTIGOS

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