EXCELÊNCIA EM GESTÃO COMO AGENTE PROMOTOR DA COMPETITIVIDADE NAS MPE’S
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2016.4461Palavras-chave:
Microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs), Competitividade, Excelência em GestãoResumo
As microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs) possuem elevada relevância socioeconômica nacional, decorrente da quantidade de unidades existentes, massa salarial e empregos por elas gerados. Essas empresas enfrentam graves problemas de competitividade, que ocasionam o encerramento precoce das suas atividades, dentre os quais se destacam as falhas na gestão organizacional, o que estimula a busca de soluções para a questão. A inovação organizacional é vista como uma alternativa para esta situação, por contemplar a execução de novo método de gestão, aplicável nas práticas de negócios da empresa, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. Este trabalho tem o objetivo de apresentar oportunidades para incremento da competitividade em 449 MPEs do Rio Grande do Norte, identificadas a partir da aplicação da Matriz de Competitividade. A fundamentação teórica do presente estudo aborda três dimensões: (i) competitividade nas MPEs; (ii) excelência em gestão; (iii) inovação organizacional. São apresentados os procedimentos metodológicos empregados no projeto e os indicadores decorrentes da sua execução operacional. Os resultados da pesquisa são discutidos mediante: identificação das práticas de gestão presentes nas empresas pesquisadas; verificação do alinhamento das práticas de gestão identificadas aos critérios tomados como referência para o diagnóstico; identificação de oportunidades para inovação organizacional. Constatou-se que existem oportunidades para inovação organizacional incremental no universo pesquisado, cuja implantação tende a endereçar as empresas avaliadas ao incremento da competitividade. Destacam-se entre elas a adoção de práticas de elaboração de estratégias, planos e mensuração de resultados pelas MPEs.Downloads
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