MODELO MATEMÁTICO PARA CORTES DE BARRAS DE AÇO NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE TRIÂNGULOS

Autores

  • Hione Cleder Wavrzynczak IFSC
  • Gerson Ulbricht IFSC
  • Edson Sidnei Maciel Teixeira IFSC

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3605

Palavras-chave:

triângulos, cortes unidimensionais, minimização de perdas, modelo matemático

Resumo

Uma das preocupações das empresas em seus processos fabris é quanto a melhor utilização da matéria-prima, trazendo como consequência a redução ou elevação no custo de fabricação. Sendo assim, no desenvolvimento deste trabalho é apresentado um modelo matemático de otimização com objetivo de minimizar o desperdício de matéria-prima com o uso de ferramentas da pesquisa operacional. Trata-se assim, de um problema de corte unidimensional de barras de aço cilíndricas para a fabricação de triângulos. Em um primeiro estágio foi estabelecido o maior número possível de padrões de corte e em um segundo estágio, foram definidos quais padrões seriam utilizados em quantidade para atender às demandas previstas. Para validação do modelo, este foi aplicado em uma empresa fabricante de instrumentos musicais, no processo de fabricação de triângulos de quatro medidas onde foi trabalhado com corte de barras, buscando reduzir ao máximo os desperdícios. Assim, obteve-se uma perda teórica de 0,3% do total de barras de aço, menos do que a empresa atinge atualmente. Os testes realizados tem mostrado boas perspectivas quanto à redução significativa nos desperdícios o que demonstra que o modelo se apresenta como um boa ferramenta no auxílio à decisão da gestão de recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRADE, E. L., Introdução à Pesquisa Operacional: Métodos e Modelos Para a Análise De Decisão. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

ARENALES, M. et al. Pesquisa Operacional. 4ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

CAIXETA-FILHO, J. V. Pesquisa Operacional: Técnicas de Otimização Aplicadas a Sistemas Agroindustriais. São Paulo: Atlas, 2001.

FRUNGILLO, Mário D. Dicionário de percussão. Editora UNESP: Imprensa Oficial do Estado, São Paulo. 2003.

GOLDBARG, M. C.; LUNA, H. C. L. Otimização Combinatória e Programação Linear: Modelos e Algoritmos. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005

LOEBLEIN, L. C. et al. Aplicação da Programação Linear para Minimização de Perdas de Aparas em Indústria Metal Mecânica, Revista Gestão Industrial, Ponta Grossa, PR, v. 8, p.14-29, 2012.

OLIVEIRA, B.; SALVADOR, R.; SILVA, V. M. D. Otimização do Problema de Corte Unidimensional: Um Estudo de Caso na Indústria Papeleira. Anais: EEPA, Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial, 7, Campo Mourão- PR, 2013.

SILVA, E. M. et al. Pesquisa Operacional. 3ª. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

SILVEIRA JÚNIOR, J. A.; PINHEIRO, P. R.; THOMAZ, A. C. F. Otimização das Perdas em Cortes Guilhotinados para Bobinas de Aço na Indústria Metalmecânica, Anais, SBPO: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 36 p. 1759 – 1770, 2004.

SILVEIRA, G. M. et al. Aplicação da Programação Linear para Otimização de Cortes de Eixos na Indústria Automotiva, In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 33., 2013, Salvador, BA. Anais Enegep, 2013.

Downloads

Publicado

2016-01-13

Como Citar

Wavrzynczak, H. C., Ulbricht, G., & Teixeira, E. S. M. (2016). MODELO MATEMÁTICO PARA CORTES DE BARRAS DE AÇO NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE TRIÂNGULOS. HOLOS, 8, 252–261. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3605

Edição

Seção

ARTIGOS