SINCRONIZAÇÃO DE SEMÁFOROS: MODELO MATEMÁTICO PARA UMA APLICAÇÃO AO TRÁFEGO DE CURITIBA

Autores

  • Sander Joner Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Neida Maria Patias Volpi Curso de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia - Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.1254

Resumo

Em função do crescimento das cidades e consequentemente do número de semáforos se faz necessário uma abordagem científica na sincronização dos mesmos. Entende-se por sincronização, a defasagem entre os centros dos vermelhos dos semáforos de uma região, de modo que os estabelecimentos dos tempos de verde e vermelho sejam tais que, um motorista trafegando numa via encontre sinais verdes ao longo dela. A porção de um ciclo de um semáforo para o qual isto é possível denomina-se largura de banda. O objetivo deste trabalho é aplicar um modelo matemático computacional para sincronizar semáforos, objetivando maximizar largura de banda ao longo das artérias mais importante e particularizada para a situação do tráfego em Curitiba. Tal abordagem acarretaria em economia, qualidade de vida e segurança no trânsito. O modelo aplicado baseia-se nos trabalhos de (LITTLE, 1966) e (GARTNER, 1981), de programação linear inteira mista e envolve restrições de ciclo, restrições de velocidade, de mudança de velocidade entre trechos, com tempos de espera para virar à esquerda e tempo de espera do pelotão semafórico.

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Biografia do Autor

Neida Maria Patias Volpi, Curso de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia - Universidade Federal do Paraná

Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia - Universidade Federal do Paraná

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Publicado

21/05/2013

Como Citar

Joner, S., & Volpi, N. M. P. (2013). SINCRONIZAÇÃO DE SEMÁFOROS: MODELO MATEMÁTICO PARA UMA APLICAÇÃO AO TRÁFEGO DE CURITIBA. HOLOS, 2, 3–18. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1254

Edição

Seção

ARTIGOS