CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO ADOTADAS PELO IFRN: ESPECIFICIDADES E (DES)CONTINUIDADES

Autores

  • Jose Moises Silva IFRN
  • Antonio Cabral Neto UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3315

Palavras-chave:

Educação profissional, Formação profissional técnica de nível médio, Formação unilateral, Formação omnilateral.

Resumo

O artigo trata das concepções de formação profissional técnica de nível médio adotadas pelo IFRN. Discute essas concepções a partir dos quatro Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) construídos no período de 1970 a 2010, abrangendo três institucionalidades: ETFRN (1970-1998), CEFET-RN (1999-2008) e IFRN (a partir de 2009). O objetivo é analisar como se configuram as concepções de formação profissional adotadas nos PPPs, com ênfase nas especificidades e (des)continuidades entre os referidos projetos. Como orientação teórico-metodológica adotou-se a dialética e como procedimento de pesquisa a revisão bibliográfica, a pesquisa documental e as entrevistas com sujeitos que participaram do grupo de trabalho que coordenou a elaboração dos PPPs. Os resultados evidenciam que entre os PPPs, dos períodos analisados, há mais continuidades do que rupturas em relação às concepções de formação profissional adotadas. Conclui-se que, embora a utopia do IFRN, no momento atual, seja consolidar, em suas ações educativas, a concepção de formação humana integral, na prática, essa é apenas uma possibilidade em construção.

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Biografia do Autor

Jose Moises Silva, IFRN

Licenciado em Matemática, pela UFAM.

Bacharel em Ciências Contábeis, pela UFAM.

Especialista em Auditoria, pela PUC-MG.

Especialista em PROEJA, pelo IFRN.

Mestre em Desenvolvimento Regional, pela UFAM.

Doutor em Educação, pela UFRN.

 

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Publicado

01/10/2015

Como Citar

Silva, J. M., & Cabral Neto, A. (2015). CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO ADOTADAS PELO IFRN: ESPECIFICIDADES E (DES)CONTINUIDADES. HOLOS, 5, 201–212. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3315

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