NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2016.2973Palavras-chave:
Estágio de Docência, Pós-Graduação, Experiência FormativaResumo
Este trabalho objetiva analisar a formação inicial docente do professor para o exercício profissional no ensino superior por meio das narrativas (auto)biográficas das experiências formativas do Estágio de Docência da pós-graduação em educação da UERN. Tem como principal fonte teórico-metodologia os estudos de Pimenta e Anastasiou (2002), Veiga (2006), Martins e Cavalcante (2013), Josso (2007) e Souza (2006). Constatou-se que o ato de se narrar e de rememorar o processo de aprendizagem, suscita as marcas deixadas pela formação inicial e permanente que faz parte do percurso trilhado. Essas narrativas do Estágio de Docência no ensino superior trazem consigo as reminiscências da trajetória acadêmica e o ressignificar da atividade curricular desenvolvida por meio da pós-graduação em educação. Marcando o percurso formativo por meio da construção da formação profissional para o exercício da docência no ensino superior.
Downloads
Referências
BRASIL. Portaria MEC/CAPES nº- 76, de 14 de Abril de 2010. Diário Oficial da União. Nº 73, segunda-feira, 19 de abril de 2010. Disponível em:<http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_076_RegulamentoDS.pdf>. Acesso em 06 de Janeiro de 2015.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ >. Acesso em 04 de Janeiro de 2015.
LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Aprendizagem da profissão Docente. Brasília, Liber Livros, 2012.
MARTINS. Maria Márcia Melo de Castro. CAVALCANTE, Maria Marina Dias. Estágio de docência na pós-graduação stricto sensu: uma Perspectiva de formação pedagógica. 36ª Reunião Nacional da ANPEd – 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO. Disponível em: < http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt04_trabalhos_pdfs/gt04_3312_texto.pdf>. Acesso em 08 de janeiro de 2015.
NÓVOA. Antônio. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa. Dom Quixote, 1995.
OLIVEIRA, Meyre-Ester Barbosa de. Percursos de Construção da Docência: Ressignificações da Práxis. Memorial Acadêmico. Faculdade de Educação. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido. ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Tornar-se professor Universitário Hoje. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação).
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio Docência. 7º ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SOUZA. Elizeu Clementino de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão. Departamento e Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. EDUFRN. Natal | RN, v. 25, n. 11, jan./abr. 2006. p. 22-39. Disponível em: <http://www.revistaeduquestao.educ.ufrn.br/pdfs/v25n11.pdf>. Acesso em 02 de janeiro de 2015.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.
VEIGA. Ilma Passos Alencastro. Docência Universitária na Educação Superior. In.: VEIGA. Ilma Passos Alencastro. Docência no Ensino Superior. Brasília: INEP, 2006. p. 87-98. (coleção: Educação Superior em debate, v.5). Disponível em: <http://disciplinas.stoa.usp.br/>. Acesso em 08 de Janeiro de 2015.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 3ª Ed. –Campinas, SP: Papirus, 1994.
VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. História da Profissão Docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez Editora, 2009.
ZABALZA, Miguel Arroio. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.