POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O TRATO COM A LEI Nº 10.639/03 NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.2891

Palavras-chave:

cultura corporal, escola, relações étnico-raciais.

Resumo

O presente texto confronta a historicidade da Educação Física no Brasil com a Lei nº 10.639/03 (que obriga a história e a cultura afro-brasileira nos currículos das escolas de ensino fundamental e médio), buscando situar este componente curricular da educação básica na difusão e implementação da referida lei. O objetivo é propiciar discussões para a compreensão de um país culturalmente plural e de uma escola historicamente influenciada por projetos e práticas etnocêntricas. Em outro ponto sugere refletir sobre a importância de se combater toda forma de discriminação e desigualdade na escola e fora dela. Como trabalhar os temas da Cultura Corporal, transitando por uma educação étnico-racial é o que sugere o trabalho, além de analisar possibilidades didático-metodológicas que podem levar o sujeito a reconhecer o valor civilizatório da cultura africana e afro-brasileira.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analia de Jesus Moreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA

Professora Adjunta do Centro de Formação de Professores da Universidade federal do 
Recôncavo da Bahia. graduada em Educação Física, Mesra e Doutora em Educação.

Maria Cecília de Paula Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

PROFESSORA E PESQUISADORA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. GRADUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, MESRA E DOUTORA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Referências

Demopoulos, A. W. J., Fry, B. & Smith, C. R. (2007). Food web structure in exotic and native mangroves: A Hawaii–Puerto Rico comparison. Oecologia,153(3), 675-686. doi: 10.1007/s00442-007-0751-x

Grando, B. S. Pinho. V. A.(2016) As questões étnico-raciais e a Educação Física: bases conceituais e epistemológicas para o reconhecimento das práticas corporais afro-brasileiras e indígenas. in Educação física escolar e relações étnico-raciais: subsídios para a implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008./ Corsino, Luciano Nascimento, Conceição Willian Lazaretti da (organizadores) – Curitiba: CRV. 2016. V.11.

Bracht, V. (1999) Educação Física e Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ.

Castellani Filho, L. (1998) Política educacional e educação física. Campinas, SP: Autores Associados, (Polêmicas do Nosso Tempo).

Dávila, J. (2006) Diploma de brancura: política social e racial no Brasil: 1917-1945. Tradução Cláudia Santana Martins. São Paulo: UNESP.

Foucault. M. (1987) Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de M. Lígia Ponde Vassalo. Petrópolis, RJ: Vozes.

Gramsci, A. (1981) Concepção dialética da história. 4. ed. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Hall. S. (2007) Quem precisa de identidade? In: SILVA, Thomaz Tadeu; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathyn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes. (Educação pós crítica)

IBGE. Produto Interno Bruto (PIB). 2005. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em: 23 fev. 2008.

Kunz, E. (2004) Educação Física, ensino e mudança. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ. (Educação Física).

LDB : Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p.

Mattos, I. G. (2007) A negação do corpo negro: representações sobre o corpo no ensino de educação física. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador.

Maranhão, F. (2016). Relações étnico-raciais no contexto da Educação Física Brasileira, in Educação física escolar e relações étnico-raciais: subsídios para a implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008./ Corsino. L. N, Conceição W. L. da (organizadores) – Curitiba: CRV. V.11.

Moreira, A.J, Silva, M. C. P. (2016) A Lei nº 10.639/2003 e o ensino da Educação Física: confrontos históricos, in Educação física escolar e relações étnico-raciais: subsídios para a implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008./ Corsino, L. N. Conceição W. L. (organizadores) – Curitiba: CRV. V.11.

Negro ganhará igual ao branco só daqui a mais três décadas. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 14 de maio 2008. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/003/00301009.jsp?ttCD_CHAVE=4469>. Acesso em: 18 maio 2008.

Oliveira, V. M. (2004) O que é educação física? São Paulo: Brasiliense. (Primeiros Passos).

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Atlas do Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana de Salvador. Disponível em: <http://www.pnud.org.br/publicacoes/atlas_salvador/index.php>. Acesso em: 3 fev. 2008

Rodrigues, A. C. L., Neira, M. G. (2016) Culturas negras e a educação física escolar: tematizando o samba, in Educação física escolar e relações étnico-raciais: subsídios para a implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008./ Corsino, L. N. Conceição W. L.(organizadores) – Curitiba: CRV. V.11.

Silva, M. C. P. (2003) Da educação física, moral e intelectual a um corpo idealizado: desvelando o discurso médico nas teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Tese. (Doutorado em Educação Física) - Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

09/02/2018

Como Citar

Moreira, A. de J., & Silva, M. C. de P. (2018). POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O TRATO COM A LEI Nº 10.639/03 NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL. HOLOS, 1, 193–200. https://doi.org/10.15628/holos.2018.2891

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.