TEORIA DO PORTFÓLIO: UM ESTUDO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DO PERFIL DE INVESTIMENTO DA FASERN
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2015.2259Palavras-chave:
Entidade Fechada de Previdência Complementar, Perfis de Risco, Metas de Investimentos, Análise de Cluster, Análise de Discriminante.Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal avaliar os fatores que influenciam a escolha do perfil de investimento dos participantes ativos da FASERN. Este estudo apresenta os fundamentos de risco e retorno, as preferências em relação ao risco, os perfis de risco e alguns dos seus desdobramentos. Esses conceitos devem ser conhecidos previamente para que deem suporte às decisões adequadas no momento de se fazer um investimento. A pesquisa pode ser considerada como descritivo-exploratória. Ela se propõe a descrever o comportamento da amostra quanto ao desempenho das variáveis, para tanto foi realizado um survey, por meio do uso de medidas de posição, como média, distribuições de frequência e gráficos e pelas análises de cluster e discriminante. Ao final da modelagem é possível identificar que apenas 4 variáveis foram significantes para discriminar os grupos ou explicá-los, são elas: área de atuação na empresa; formação acadêmica; grau de escolaridade e faixa etária que os avaliam em relação ao grau de conhecimento do mercado financeiro e a variável dependente “perfil de investimento”. Também, define a que grupo pertence cada participante de acordo com o seu perfil de risco (conservador, moderado e agressivo).Downloads
Referências
ABRAPP. Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada. Disponível em: <http://www.abrapp.org.br>. Acesso em: 01 dez. 2013.
ASSAF NETO, Alexandre. Finanças corporativas e valor. São Paulo: Atlas, 2003.
BRIGHAM, Eugene F.; GAPENSKI, Louis C.; EHRHARDT, Michael C. Administração Financeira: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2001.
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL. Resolução n. 3.846, de 25 de março de 2010. Sessão realizada em 25 de março de 2010, tendo em vista o disposto no art. 9o, § 1o, da Lei Complementar no 109, de 29 de maio de 2001.
FUNDAÇÃO COSERN PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Regulamento do Plano Misto de Benefícios Previdenciários Nº 001, aprovado pela Portaria Nº 3.052, com vigência a partir de 29/10/2009. Art. 9º, do capítulo III, do Regulamento do Plano CD (Contribuição Definida).
GITMAN, Lawrence Jeffrey. Princípios de Administração Financeira. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2001.
HAIR, JR. J. F. et al. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2005
MALHOTRA, N.K. Pesquisa de Marketing. Uma orientação aplicada. Trad. Nivaldo M. Jr. e Alfredo A. de Farias. 3. ed. – Porto Alegre: Bookman, 2001
MARKOWITZ, Harry M. Portfolio selection: efficient diversification of investments. John Wiley & Sons, Inc., New York Chapman & Hall, Limited, London, 1959.
MORNINGSTAR. Metas de investimento conforme faixa etária. Disponível em: <http://www.morningstar.com>. Acesso em: 03 out. 2012.
ROSS, Stephen; WESTERFIELD, Randolph W.; JAFFE, Jeffrey F. Administração Financeira. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
SPC. Secretaria de Previdência Complementar. Disponível em: <http://www.previdencia.gov.br/spc.php>. Acesso em: 16 out. 2012.