O ACESSO E PERMANÊNCIA À ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE DIMINUIÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS E DE GÊNERO: UM OLHAR PARA O FEMININO
UM OLHAR PARA O FEMININO
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2024.17442Palavras-chave:
Educação, Desigualdades Sociais, Femininos, Direitos Humanos, Justiça Social.Resumo
Este artigo se inscreve sobre os fundamentos desenvolvidos por nossas investigações no campo dos estudos feministas e história da infância, hoje ramificados pelos estudos e pesquisas sobre a relação educação pobreza, desigualdade social, e direitos humanos. Nesse último campo, se destacam estudos sobre a educação, acesso e permanência de pobres e vulneráveis na escola básica. A nossa abordagem teórica metodológica se orienta por referenciais do campo da história da educação, da história cultural, da sociologia, das políticas educacionais e da pedagogia, com destaque aos estudos de cultura (BURKE, 2005), educação emancipadora (FREIRE, 1998), estratégia (CERTEAU, 2007), representação (CHARTIER, 1988), cultura escolar (JULIA, 2001), currículo (MOREIRA & SILVA, 2005; APPLE, 2000; SACRISTÁN, 2000; PACHECO, 2001) e Desigualdade e justiça social (VIVEIROS, 2020).Objetiva refletir sobre a presença dos femininos e suas representações no acesso e permanência à escola como direito social e humano, assim como maneira de garantia de uma sociedade mais igualitária. Conclui acreditando ser a educação o caminho inicial para a superação das desigualdades e injustiças sociais e, a escola, o lugar da experiência do incluir, portanto lugar de garantia de um direito humano.
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Referências
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