HISTÓRICO DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2015.1738Palavras-chave:
Educação Escolar, Políticas Públicas, CurrículoResumo
Este texto faz parte da dissertação de mestrado em andamento que tem como objetivo principal analisar os textos sobre alfabetização com letramento contidos na Proposta Curricular de Santa Catarina, no sentido de identificar conceitos e encaminhamentos efetuados pelo Estado catarinense aos professores da rede estadual de ensino por meio dessa política pública. A pesquisa orienta-se na concepção histórico-crítica e adota como método a análise documental e a pesquisa bibliográfica com revisão de literatura sobre as categorias pesquisadas. As respostas ao problema de pesquisa identificaram, precariedade na formação de professores; complexidade dos textos que compõem a Proposta e influência do sistema neoliberal sobre as políticas públicas educacionais brasileiras como fatores que concorrem para a permanência de índices de analfabetismo, repetência e evasão escolar no Estado de Santa Catarina. A elaboração do componente curricular catarinense teve início no final dos anos 1980 e a última atualização foi editada em 2005. Neste artigo, escreve-se o processo de construção dessa Proposta a partir do Plano de Ação 88/91 até os Cadernos Temáticos publicados em 2005.Downloads
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