DEWEY E A CONDIÇÃO LIMITE DA FORMAÇÃO NO QUADRO DA CRISE DA DEMOCRACIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.17368

Palavras-chave:

Dewey, educação, formação, Democracia, experiência

Resumo

Trata-se da condição limite da Educação em Dewey, no quadro contemporâneo da crise da Democracia. Traz como questões de fundo: a importância da Democracia para a formação do cidadão e o desafio que se coloca em torno da experiência da crise da Democracia. Tem como circunscrição temática as obras do autor que, embora especulativas e de caráter teórico, oferecem pensar a condição limite do princípio básico da experiência – pressuposto à proposta de uma educação democrática – naquilo que concerne ao eixo de articulação das diferentes instâncias que têm como referência a Democracia e a sua participação na formação do cidadão. Assim, tem-se por objeto da discussão de fundo a crise atual da Democracia – a abordagem do critério democrático pressuposto à formação educacional do cidadão – situada no quadro experiencial da compreensão da educação, como uma necessidade da vida social e do ideal democrático subentendido.

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Biografia do Autor

Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel, Licenciado e Mestre na área de Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Titular do Departamento de Filosofia, do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Participa do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Ética e Filosofia Política com artigos e livros publicados nas áreas de Ética e de Filosofia Política em torno da temática crítica da Sociedade, que envolve os autores Habermas, Foucault e Rousseau; contando também com artigos e livros publicados na área de Fundamentos da Educação. Tem pesquisado em torno dos temas ligados à Modernidade, História da Educação, Higienismo e Filosofia da Educação. Desenvolve atualmente pesquisas nos campos da Filosofia Política e da Ética com ênfase em Rousseau e Habermas e no campo dos Fundamentos da Educação em torno da Educação em Direitos Humanos. 

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Publicado

01/11/2024

Como Citar

Novaes Thomaz de Menezes, A. B. (2024). DEWEY E A CONDIÇÃO LIMITE DA FORMAÇÃO NO QUADRO DA CRISE DA DEMOCRACIA. HOLOS, 4(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.17368

Edição

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