DOUTORADOS PROFISSIONAIS EM BIOTECNOLOGIA: MAPEAMENTO E TENDÊNCIAS EM UNIVERSIDADES DE CLASSE MUNDIAL CONTEXTUALIZADAS NOS RANKINGS ACADÊMICOS INTERNACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2024.17220Palavras-chave:
Doutorado, Doutorado Acadêmico, Doutorado Profissional, Doutorado Profissional em Biotecnologia, Doutorado Acadêmico em BiotecnologiaResumo
Considerando o recente funcionamento dos primeiros doutorados profissionais em Biotecnologia (DPB) no Brasil, a partir de 2019, e ainda os esforços do governo brasileiro para impulsionar as áreas prioritárias para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, o objetivo deste artigo foi identificar se os DPB são cursos comumente oferecidos pelas principais universidades do mundo e analisar as tendências desse tipo de doutorado nas chamadas Universidades de Classe Mundial (UCM), tendo como indicadores analíticos: países de procedência, nome do curso, objetivos, áreas de concentração, critérios para admissão, pré-requisitos, tempo de conclusão, financiamento e parcerias. É um estudo de natureza exploratória, analítico-descritiva, bibliográfica e documental, com o potencial de poder subsidiar a expansão dos DPB no país. Entre outras tendências, o estudo demonstrou o reduzido número de DPB entre as UCM pesquisadas, bem como o fato de também ser uma modalidade de formação doutoral de relativa recente criação em âmbito mundial.
Downloads
Referências
Brazil, Ministry of Education. Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel – Capes. (2012). Contribution from brazilian postgraduate studies to sustainable development: Capes at United Nations Conference on Sustainable Development (Rio+20). Brasília: Capes. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/capesrio20-livro-ingles-pdf.
Brasil. Ministério da Educação. (2017a). Portaria no 389, de 23 de março de 2017. Dispõe sobre o mestrado e doutorado profissional no âmbito da pós-graduação Stricto Sensu. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, n. 58, p. 61, 24 mar. 2017. https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=61&data=24/03/2017.
Brasil. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2017b). Portaria no 131, de 28 de junho de 2017. Dispõe sobre o mestrado e o doutorado profissionais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, edição 124, seção 1, p. 17, 30 jun. 2017. https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=17&data=30/06/2017.
Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. (2020). Portaria MCTIC no 1.122, de 19 de março de 2020. Define as prioridades, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no que se refere a projetos de pesquisa, de desenvolvimento de tecnologias e inovações, para o período 2020 a 2023. Diário Oficial da União, Seção I, p. 19, 24 mar. 2020. https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-1.122-de-19-de-marco-de-2020-249437397
Bourner, T.; Boeden, R.; & Laing, S. (2001). Professional doctorates in England. Studies in Higher Education, United Kingdom, 26(1), 65-83. https://doi.org/10.1080/03075070124819.
Faleiro, F.G., Andrade, S.R.M., & Reis Junior, F.B. (2011). Biotecnologia: estado da arte e aplicações na agropecuária. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados. https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/916213/biotecnologia-estado-da-arte-e-aplicacoes-na-agropecuaria.
Ferreira, A. G. (2008). O sentido da Educação Comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação, 31(2), 124-138. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2764.
Fell A., Flint K.; Haines I. (2011). Professional Doctorates in the UK 2011. UK Council for Graduate Education, Lichfield, Staffordshire. https://ukcge.ac.uk/assets/resources/23-Professional-Doctorates-in-the-UK-2011.pdf.
Fruchi, A. J., Calderón, A.-I., Salceda, J. P., & Bustos, M. F.. (2024). From academic doctorates to professional doctorates: Comparative analysis of experiences in Ibero-America. Ensaio: Avaliação E Políticas Públicas Em Educação, 32(122), e0243959. https://doi.org/10.1590/S0104-40362024003203959
Fulton J., Kuit J., Sanders, G. & Smith P. (2012). The role of the Professional Doctorate in developing professional practice. Journal of Nursing Management, 20, 130-139. http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2834.2011.01345.x.
Ganga-Contreras, F., Sáez, W., Calderón, A.-I., Calderón, Á., & Rodríguez-Ponce, E. (2020). Principales rankings académicos internacionales: el caso de Chile. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas Em Educação, 28(107), 407–434. https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701964.
Hazelkorn, E. (2019). Como os rankings estão remodelando o ensino superior. In A. I. Calderón, M. Wandercil, & E. C. Martins (Eds.), Rankings acadêmicos e governança universitária no espaço do ensino superior de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal e Brasil. (p. 196). Anpae.
Hazelkorn, E., Loukkola, T., & Zhang, T. (2014). Rankings in institutional strategies and processes: Impact or illusion?. Brussels: European University Association. https://eua.eu/downloads/publications/rankings%20in%20institutional%20strategies%20and%20processes%20impact%20or%20illusion.pdf.
Lasi, H.; Fettke, P.; Kemper, H.-G.; Feld, T.; Hoffmann, M. (2014). Industry 4.0. Business & Information Systems Engineering, Springer Link, 6(4), 239–242. https://doi.org/10.1007/s12599-014-0334-4.
Lee A., Green B. & Brennan M. (2000). Organisational knowledge, professional practice and the Professional Doctorate at work. In Garrick, J., & Rhodes, C., Research and Knowledge at Work: Perspectives. Case-studies and Innovative Strategies, Routledge, London, 117–136.
Li, G., Hou, Y., & Wu, A. (2017). Fourth Industrial Revolution: technological drivers, impacts and coping methods, Springer Link, Chinese Geographical Science, 27(4), 626-637. https://doi.org/10.1007/s11769-017-0890-x.
Lourenço, H. da S.; Calderón, A. I. (2015). Rankings acadêmicos na educação superior: mapeamento da sua expansão no espaço ibero-americano. Acta Scientiarum. Education, 37 (2), 187-197. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=303338475009.
Malajovich, M, A. (2016). Biotecnologia. 2ª ed. Rio de Janeiro, Biotecnologia: Ensino e Divulgação, 313p.
Maxwell, T. W.; & Shanahan, P. J. (1997). Towards a reconceptualisation of the doctorate: issues arising from comparative data relating to the EdD degree in Australia. Studies in Higher Education, 22(2), 133-150. https://doi.org/10.1080/03075079712331381004.
Maxwell, T. W. (2003). From first to second generation professional doctorate. Studies in Higher Education, 28(3), 279-291. https://doi.org/10.1080/03075070309292.
Nazareno, E., & Herbetta, A. F. (2019). A pós-graduação brasileira: sua construção assimétrica e algumas tentativas de superação. Estudos de Psicologia (Natal), 24(2), 103-112. http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190013.
Piccarozzi, M., Aquilani, B., & Gatti, C. (2018). Industry 4.0 in management studies: A systematic literature review. Sustainability, 10(10), 3821. https://doi.org/10.3390/su10103821.
Piovesan, A., & Temporini, E. R. (1995). Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Revista de Saúde Pública, São Paulo, 29(4), 318–325. https://doi.org/10.1590/S0034-89101995000400010.
Silva Júnior, J. D. R., Ferreira, L. R., & Kato, F. B. G. (2013). Trabalho do professor pesquisador diante da expansão da pós-graduação no Brasil pós-LDB. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, 18(53), 435–456. https://doi.org/10.1590/S1413-24782013000200011.
Silva, P. A. D., & Del Pino, J. C. (2016). O mestrado profissional na área de ensino. Holos, 8, 318-337. https://www.redalyc.org/pdf/4815/481554883026.pdf
Silva, R. M. da; Santos Filho, D. J.; Miyagi, P. E. (2015). Modelagem de Sistema de Controle da Indústria 4.0 Baseada em Holon, Agente, Rede de Petri e Arquitetura Orientada a Serviços. XII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, Natal. https://doi.org/10.13140/RG.2.1.4180.5289.
Souza, T. R. D. A., & Souza, J. F. (2018). Formação profissional e perfil docente da educação profissional e tecnológica: um estudo no IFTM-Campus Paracatu. Holos, (3).
Vieira Alves, F. R. (2022). Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e algumas considerações sobre a noção de Doutorado Acadêmico x Doutorado Profissional. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 18(39), 1-34. https://doi.org/10.21713/rbpg.v18i39.1825.
Weyer, S., Schmitt, M., Ohmer, M., & Gorecky, D. (2015). Towards Industry 4.0-Standardization as the crucial challenge for highly modular, multi-vendor production systems. IFAC-PapersOnline, 48(3), 579-584. https://doi.org/10.1016/j.ifacol.2015.06.143.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.