REFLEXÕES SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.7846

Resumo

Apresentação da resenha da obra:

TREVIZAN, Z.; DIAS; C.L.; (Orgs). Profissionalização: construção do conhecimento e da identidade docente. Curitiba: CRV, 2012.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Enio Freire De Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus de Presidente Epitácio - IFSP/PEP

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela UEM. Licenciado em Matemática pela FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente, SP. Especialista em Ensino de Ciências pela UTFPR, campus de Medianeira. Especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminnese (UFF).  . Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo , Campus de Presidente Epitácio - IFSP/PEP.

Referências

BARROS, H.F.; SCHEIDE, T.J.F.. A profissionalização docente: uma revisão de conceitos. In: Trevisan, Z.; Dias, C.L. (Org.). Profissionalização: Construção do Conhecimento e da Identidade do Docente. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. 1, p. 13-31.

BOLÍVAR, A. Competências profissionais e crise de identidade. Pátio, Porto Alegre, Ano IV, n. 23, p. 16-19, set/out. 2002.

BROCANELLI, C.R.; CARVALHO, A.B. Ética e educação: um sentido (mais) humano para a docência. In: Trevisan, Z.; Dias, C.L. (Org.). Profissionalização: Construção do Conhecimento e da Identidade do Docente. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. 1, p. 49-70.

HUNT, B.C. ¿ Qué disse la literatura internacional sobre la efetividad del desempenõ docente? PREAL: Formas & Reformas de La Educacíon, n. 30, p. 1-4, set. 2008.

NÓVOA, A. (Org.) Vida de Professores. Porto: Porto Editora, 2000.

RINALDI, R.P.. Formação de professor e profissionalização: aspectos históricos e contextuais. In: Trevisan, Z.; Dias, C.L. (Org.). Profissionalização: Construção do Conhecimento e da Identidade do Docente. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. 1, p. 33-48.

RUIZ, A.; SCHEIDE, T. J. F. . A docência e o conhecimento matemático: anotações para reflexão. Trevisan, Z.; Dias, C.L. (Org.). Profissionalização: Construção do Conhecimento e da Identidade do Docente. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, p. 163-178.

RUIZ, A. R. A autoria entre o apreço e a renúncia. Revista Teias (UERJ. Online), v. 16, p. 36-46, 2015.

RUIZ, A. R. Ciência e sua iniciação: anotações para reflexão. Ciência e Educação (UNESP), Bauru, v. 11, p. 319-326, 2005.

RUIZ, A. R. O que é a matemática?. Revista Teias (UERJ. Online), v. 12, p. 287-297, 2011.

Downloads

Publicado

03/12/2019

Como Citar

De Paula, E. F. (2019). REFLEXÕES SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE DOCENTE. HOLOS, 1, 1–6. https://doi.org/10.15628/holos.2019.7846

Edição

Seção

RESENHA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)