HISTÓRIAS DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS E A COEDUCAÇÃO: REGISTROS DE UM PERCURSO

Autores

Palavras-chave:

Histórias das ideias pedagógicas, Escolas Mistas, Coeducação.

Resumo

O artigo parte de duas provocações: escolas mistas e coeducação são sinônimos? Como compreender a coeducação, na perspectiva da coexistência dos sexos? para refletir sobre a coeducação, a partir das escolas mistas e do registro de seu percurso na educação brasileira, evidenciando seus atuais desafios. Para tanto, são revelados indícios da presença de práticas educativas mistas entre os povos originários, no período colonial. Em seguida, são registrados os debates ocorridos em torno da criação de escolas mistas no período imperial, para compreender a sua regulamentação legal, à época. O texto discorre sobre as estruturas arquitetônicas das escolas nas primeiras décadas da república brasileira e seus reflexos para com a coeducação, defendida no Manifesto dos Pioneiros, de 1932. Finalizando, é dada visibilidade às atuais práticas escolares sexistas e à existência de Escolas Single-Sex, para destacar a necessidade da inserção, na formação docente, do debate sobre escolas mistas e coexistência dos sexos.

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Biografia do Autor

Iran de Maria Leitão Nunes, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão

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Publicado

04/04/2023

Como Citar

Leitão Nunes, I. de M. (2023). HISTÓRIAS DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS E A COEDUCAÇÃO: REGISTROS DE UM PERCURSO. HOLOS, 2(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/15263

Edição

Seção

Dossiê - Práticas escolares e socioeducativas no contexto ibero-americano

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