ADAPTAÇÃO DA METAHEURÍSTICAS GRASP COMO ALTERNATIVA PARA MELHORAR O DESEMPENHO DA LOGÍSTICA APLICADA AO E-COMMERCE

Autores

  • Márcia Cristina Valle Zanetti IAG Puc Rio IfSudesteMg Campus Juiz de Fora
  • Annik Passos Marôcco IAG Puc Rio IfSudesteMg Campus Juiz de Fora
  • Heleno de Souza Campos Jr IfSudesteMg Campus Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2326

Palavras-chave:

e-commerce, metaheurística, GRASP

Resumo

Uma das questões mais relevantes para o sucesso do e-commerce é a capacidade das organizações em oferecer serviços de logística com qualidade, especialmente na distribuição e entrega de produtos solicitados. Sendo assim, essas empresas gradativamente se tornam mais dependentes de processos que propiciem sistemas de logística mais eficientes, ressaltando a ideia de oferecimento de produtos e serviços que possam superar barreiras como localização e distância a custos praticáveis.  Propõe-se, neste artigo, diferentes versões da metaheurística GRASP para solucionar o Problema de Roteamento de Veículos. Para a sua resolução diferentes algoritmos aplicados à fase de construção e de busca local do GRASP são propostos, com posterior realização de refinamento visando melhorar a qualidade da solução buscada. O produto final do algoritmo possibilitará minimizar custos de logística, tempos de entrega, melhores rotas e redução da quantidade total de veículos necessários para o oferecimento do serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Cristina Valle Zanetti, IAG Puc Rio IfSudesteMg Campus Juiz de Fora

Doutoranda em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO (2012), mestre em Computação Aplicada e Automação pela Universidade Federal Fluminense (2004), Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994) e em Tecnologia Em Processamento de Dados pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1993). Atua no meio acadêmico, como professora de ensino técnico e superior desde 1997. Atualmente ocupa o cargo de Professora Efetiva na área de Informática do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Sudeste de Minas - Campus Juiz de Fora (IFSEMG-JF) nos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia Mecatrônica. Pesquisadora nas áreas de: Inteligência Artificial, Grafos, Otimização, Estratégia, Inovação. 

Annik Passos Marôcco, IAG Puc Rio IfSudesteMg Campus Juiz de Fora

Doutoranda em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO (2012), Mestre em Administração com ênfase em Ciência, Tecnologia e Inovação pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2008), pós-graduada em Comércio Eletrônico (FGV/RJ - 2002), Administração de Projeto de Desenvolvimento de Softwares (COPPE/RJ - 1993) e Análise de Sistemas (1989). Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho (1990). Experiência profissional na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerência de Projetos de TI, Gestão de Comércio Eletrônico, Governança de TI, ITIL e COBIT e Sistemas de Informações Gerenciais. Professora Assistente da Faculdade Estácio de Sá (2004 a 2010), unidade de Juiz de Fora e, da Faculdade Vianna Juinior/FGV (2009 a 2010). Atualmente, Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IFSudesteMG, campus Juiz de Fora, nas áreas de Administração, Marketing e Sistemas de Informação. Áreas de interesse para pesquisa: Políticas de Estratégia e Inovação, Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Empreendedorismo, Planejamento Inovador

Heleno de Souza Campos Jr, IfSudesteMg Campus Juiz de Fora

Atualmente é aluno intercambista pelo programa Ciência sem Fronteiras da Università di Pisa na Itália, no curso graduação de Informatica. No Brasil cursa Bacharelado em Sistemas de Informação, no IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora. Já atuou em projetos de pesquisa relacionados à otimização computacional e engenharia de software. Tem experiência em desenvolvimento de softwares web com frameworks.

Referências

ALBERTIN, A. L. Comércio Eletrônico: Modelo Aspectos e Contribuições. São Paulo: Atlas. 2000.

DANTZIG, G. B.; RAMSER, J. H. (1959). The Truck Dispatching Problem. Management Science 6, 1, p. 80-91.

E-BIT. Pesquisa de Satisfação do Comércio Eletrônico. 2012.

LENSTRA, J. K.; RINNOOY-KAN, A. H. G. Complexity of vehicle routing and scheduling problems. Networks 11, p. 221-227. 1981.

MARTINELI, R. M. F. Tecnologia da Informação na Construção do Conhecimento: Uma Abordagem a Partir do Modelo de Nonaka & Takeuchi. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2001.

MAURICIO, J. S.; MARÔCCO, A. P.; QUINTÃO P. L. A Tecnologia da informação e comunicação (TIC) na Gerência de Informações do Call Center. ISSN 1981. 2008.

OCHI, L. S.; ZANETTI, M. C. V. Desenvolvimento e Análise Experimental da Heurística Grasp Aplicada a um Problema de Coleta Seletiv. XXXVII SBPO, Gramado. 2005.

RESENDE, M. G. C.; OCHI, L. S. O. Greedy Randomized Adaptative Search Procedures. Journal of Global Optimization 6, p. 109-133. 2009.

SOUZA, M. J. F. Algoritmos eficientes para problemas de sequenciamento de tarefas em máquinas com penalidade por antecipação e atraso de produção. Pós-Doutorado, UFF. 2009.

TURBAN, E., KING, D. Comércio Eletrônico: Estratégia e Gestão. Tradução de Arlete Simille Marques. São Paulo: Prentice Hall. 2004.

Downloads

Publicado

14/11/2014

Como Citar

Zanetti, M. C. V., Marôcco, A. P., & Campos Jr, H. de S. (2014). ADAPTAÇÃO DA METAHEURÍSTICAS GRASP COMO ALTERNATIVA PARA MELHORAR O DESEMPENHO DA LOGÍSTICA APLICADA AO E-COMMERCE. HOLOS, 5, 320–332. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2326

Edição

Seção

ARTIGOS