A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2021.13243Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-Crítica, Educação do Campo, Formação Humana, EmancipaçãoResumo
O presente artigo é resultado da disciplina Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e prática transformadora ofertada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR), que instigou a refletir sobre alguns pressupostos teóricos metodológicos da PHC e a Educação do Campo para o processo de formação dos sujeitos envolvidos na realidade do campo brasileiro. Compreendemos que há muitos elementos em comuns entre a PHC e a proposta pedagógica da Educação do Campo, pois ambas têm como principal objetivo uma perspectiva revolucionária de formação humana, voltada à transformação social na perspectiva socialista. Apresentamos um breve panorama da problemática educacional brasileira. Elencamos pressupostos da relação entre a PHC e a Educação do Campo tendo como fundamento o Materialismo Histórico Dialético, buscando identificar a relação intrínseca entre educação e política, na busca por uma formação humana omnilateral.
Downloads
Referências
ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. Por uma Educação do Campo. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
BOGO, A. A educação e a disputa de projetos em nossa agricultura. In: Foerste, Erineu; Foerste, Gerda Margit Schutz; Duarte, Laura Maria Schneider (Organizadores). Projeto político-pedagógico da Educação do Campo: I Encontro do Pronera na Região Sudeste – Vitória: Programa de Pós-graduação em Educação – UFES, 2008.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf Acesso em: 02 de janeiro de 2021.
CALDART, R. S.; CERIOLI, P. R. e KOLLING, E. J. Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas. Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 4 Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2002.
_____. O MST e a escola: concepção de educação e a matriz formativa, in: Caldart, Roseli Salete (org.) Caminhos para transformação da escola. Reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2010, p. 63-83 (Cadernos do Iterra n. 15).
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica, educação e revolução. In: Orso, Paulino José; Malanchen, Julia; Castanha, André Paulo. (Organizadores). Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da revolução russa. 2a edição. Uberlândia: Navegando Publicações; Campinas, Autores Associados, 2018. pp. 39-54. DOI: https://doi.org/10.29388/978-85-53111-23-7-0-f.39-54