UNIVERSIDADE PÚBLICA, SOCIEDADE CAPITALISTA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.13150

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica. Universidade pública. Sociedade capitalista. Produção do Conhecimento.

Resumo

RESUMO


 O artigo problematiza a relação entre a universidade pública, a sociedade capitalista e a produção do conhecimento à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Utiliza como referência a formação omnilateral nesta conjuntura de retrocessos agravada pela crise estrutural do capital. A discussão é embasada na proposta da Pedagógica Histórico-Crítica como mediadora da construção do conhecimento. A metodologia consta de estudos bibliográficos realizados durante a disciplina “Pedagogia Histórico-Crítica: ciência, currículo e didática”, ofertada como componente optativo no Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/Ufopa). O estudo não teve caráter interventivo, porém, buscou demonstrar a implementação da PHC como orientadora da prática educativa em cursos superiores e suas possibilidades concretas para a efetivação de um trabalho pedagógico que esteja voltado para a formação humana integral emancipatória, tendo a universidade pública como um espaço de possível viabilização.

Downloads

Biografia do Autor

FRANCISCA MÁRCIA LIMA SOUSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Doutoranda em Educação na Amazônia e mestra em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Técnica na Universidade Federal do Oeste do Pará e Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil. E-mail: marciaufopa@gmail.com

 

ANSELMO ALENCAR COLARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Doutor e Pós-doutor em Educação pela Unicamp. Professor Titular da UFOPA. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFOPA) e Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA - EDUCANORTE). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia – Doutorado Acadêmico (Polo Santarém). 

E-mail: anselmocolares@gmail.com

 

 

Downloads

Publicado

07/12/2021

Como Citar

SOUSA, F. M. L., & COLARES, A. A. (2021). UNIVERSIDADE PÚBLICA, SOCIEDADE CAPITALISTA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. HOLOS, 8, 1–13. https://doi.org/10.15628/holos.2021.13150

Edição

Seção

Dossiê - Pedagogia Histórico-crítica: ciência, currículo e didática

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.