DO ANALÓGICO AO DIGITAL: O JOGO PANDEMIC COMO POTENCIAL PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO À PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2023.10843

Palavras-chave:

Jogos Digitais, Jogos Híbridos, COVID-19, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia.

Resumo

Durante a pandemia do novo Coronavírus tem sido registrado em distintos veículos de informação o crescimento da venda de jogos digitais e consequentemente de interação com estes artefatos. Dentro deste contexto, este estudo analisou as contribuições dos jogos digitais que trazem em suas narrativas informações sobre a COVID-19 vinculadas às Ciências da Natureza. Para isso, com base em um levantamento da literatura, referente à relação dos jogos digitais, COVID-19 e o ensino remoto, o jogo Pandemic foi escolhido como objeto de estudo por sua caraterística híbrida (Analógica/Digital), capaz de mediar discussões tanto através de plataformas virtuais como de forma presencial e sendo analisado através dos princípios básicos da Avaliação Heurística de Jogabilidade. Após essa análise elencamos as potencialidades deste artefato digital para a discussão de objetos curriculares das Ciências da Natureza, além do desenvolvimento específico de uma sequência didática articulada com as recentes demandas do Ensino de Biologia. Foi possível perceber que jogos digitais, como o Pandemic, complementam os conteúdos das Ciências da Natureza, principalmente da Biologia, guiando os professores em suas intervenções pedagógicas e os estudantes na compreensão de múltiplos conteúdos direta e indiretamente relacionados com o contexto vivenciados em meio a uma Pandemia.

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Biografia do Autor

David Santana Lopes, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui Graduação em Pedagogia (Unifacs) e em Ciências Biológicas (UFBA), Mestrado em Educação (UFBA) e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Professor da Uninassau (Grupo Ser Educacional), Bolsista pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs – Fiocruz/Bahia) e vice-coordenador do Comunidades Virtuais – UFBA.

Lynn Rosalina Gama Alves, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. É docente e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC - UFBA, professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência e coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais – UFBA.

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Publicado

07/03/2024

Como Citar

Lopes, D. S., & Alves, L. R. G. (2024). DO ANALÓGICO AO DIGITAL: O JOGO PANDEMIC COMO POTENCIAL PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO À PANDEMIA. HOLOS, 7(39). https://doi.org/10.15628/holos.2023.10843

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