Desenvolvimento de Sistemas de Pêndulos Invertidos como Ferramentas Didáticas em Cursos de Engenharia de Controle e Automação
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2021.10351Palavras-chave:
Ferramenta Didática, Metodologia Alternativa em Engenharia, Aeropêndulo, Pêndulo Furuta.Resumo
Atualmente, os cursos de engenharia possuem grande carga horária dedicada a estudos teóricos e, com base na aquisição destes conteúdos, um período muito curto do curso é dedicado ao reconhecimento prático e a aplicações dos conceitos investigados. Neste sentido, uma das metodologias para o ensino que introduz a contextualização prática ao estudante consiste na utilização de ferramentas didáticas para a realização de experimentos, tais como bancadas e equipamentos, os quais se tornam elementos chaves no processo de ensino-aprendizagem. Esta metodologia se aplica, principalmente, aos conteúdos relacionados a controle de processos, como por exemplo em sistemas dinâmicos, não lineares, com perturbações, presentes em cursos de engenharia que envolvem controle e automação. Dada a importância das ferramentas didáticas para compreender os conteúdos abordados de maneira teórica, este artigo relata o desenvolvimento de duas ferramentas didáticas para complementar o estudo teórico de sistemas de controle, a saber: um aeropêndulo e um pêndulo Furuta. Em geral, os sistemas de pêndulo invertido apresentam desafios tanto na etapa de modelagem quanto no projeto de controladores. Deste modo, os pêndulos apresentados neste artigo são ferramentas importantes para o ensino de conteúdos relacionados ao controle de sistemas. Uma vez que os protótipos dos sistemas propostos sejam validados por meio de experimentos de controle, os mesmos serão utilizados como ferramentas didáticas em componentes curriculares em cursos de engenharia como, por exemplo, em disciplinas de: sistemas de controle, sistemas realimentados, controle multivariável e controle não linear.
Downloads
Referências
Amorim, M. J. (2006). Desenvolvimento de Bancada Didático Experimental de Baixo Custo para Aplicações em Controle Ativo de Vibrações (Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.
Balchen, J. G., Handlykken, M., & Tysso, A. (1981). The need for better laboratory experiments in control engineering education. IFAC Control Science and Technology, 2(14), 3363-3368. DOI: https://doi.org/10.1016/S1474-6670(17)63970-3
Boubaker, O. (2013). The inverted pendulum benchmark in nonlinear control theory: a survey. International Journal of Advanced Robotic Systems, 233(10), 1-9. DOI: https://doi.org/10.5772/55058
Campo, A. B. (2007). Projeto e simulação de um controlador digital para um sistema aeroestabilizador. Integração, 48(1), 61-65.
Cazzolato, B. S., & Prime, Z. (2011). On the dynamics of the Furuta pendulum. Journal of Control Science and Engineering, 2011(2011), 1-8. DOI: https://doi.org/10.1155/2011/528341
Gao, Z., Wijesinghe, S., Pathinathanpillai, T., Dyer, E., & Singh, I. (2015). Design and implementation a ball balancing system for control theory course. International Journal of Mechatronics, Electrical and Computer Technology, 11(5), 2363-2374.
Ghanbari, M., Bahraini, M., & Yazdanpanah, M. J. (2018). Continuous control of sampled data systems with robustness against bounded measurement errors. Transactions of the Institute of Measurement and Control, 10(40), 3125-3133. DOI: https://doi.org/10.1177/0142331217716982
Gültekin, Y., & Ta?cio?lu, Y. (2011, May). Pendulum Positioning System Actuated by Dual Motorized Propellers. 6th International Advanced Technologies Symposium, Elaz??, Turkey, 6-9.
Habib, G., Miklos, A., Enikov, E. T., Stepan, G., & Rega, G. (2013, September). Experimental validation of the act-and-wait control concept through the aeropendulum. 11th International Conference on Vibration Problems, Lisboa, Portugal, 1-10.
Job, M. M., & Jose, P. S. H. (2015, March). Modeling and control of mechatronic aeropendulum. 2015 International Conference on Innovations in Information, Embedded and Communication Systems (ICIIECS). IEEE, Coimbatore, India, 1-5.
Klassner, F., & Anderson, S. D. (2003). Lego mindstorms: Not just for k-12 anymore. IEEE Robotics & Automation Magazine, 10(2), 12-18. DOI: https://doi.org/10.1109/MRA.2003.1213611
Lara, V., Vargas, H., Castro, C., Chacón, J., & Torre, L. (2018, October). Design and development of a flexible control laboratory plant for educational purposes. 2018 IEEE International Conference on Automation/XXIII Congress of the Chilean Association of Automatic Control (ICA-ACCA). IEEE, Concepcion, Chile, 1-6. DOI: https://doi.org/10.1109/ICA-ACCA.2018.8609731
Leva, A. (2003). A hands-on experimental laboratory for undergraduate courses in automatic control. IEEE Transactions on Education, 2(46), 263-272. DOI: https://doi.org/10.1109/TE.2002.808223
Lopes, J. V. B., Júnior, D. S., & Munareto, S. S. (2018, Setembro). Um projeto com abordagem multidisciplinar na formação do profissional de engenharia de controle e automação. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Salvador, BA, Brasil, 1-10.
Lunetta, V. N. (1991). Actividades práticas no ensino da Ciência. Revista Portuguesa de Educação, 1(2), 81-90.
Madrid, J. L. D., Querubín, E. A. G., & Ospina-Henao, P. A. (2017, October). Predictive control of a Furuta pendulum. Colombian Conference on Automation Control (CCAC), Cartagena, Colombia, 1-6. DOI: https://doi.org/10.1109/CCAC.2017.8276483
OGATA, K. (2010). Engenharia de controle moderno (5a ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall do Brasil.
Padula, F., & Visioli, A. (2013). An approach for teaching automatic control in a laboratory of mechatronics. 10th IFAC Symposium Advances in Control Education, 17(46), 214-219. DOI: https://doi.org/10.3182/20130828-3-UK-2039.00051
Pekelman, H., & Mello JR, A. G. (2004, Setembro). A Importância dos Laboratórios no Ensino da Engenharia Mecânica. XXXII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, Brasília, DF, Brasil, 1-9.
Pivovar, L. E., Breganon, R., Alves, U. N. L. T., Ribeiro, F. S. F., Barbara, G. V., Almeida, J. P. L. S., & Mendonça, M. (2020). A Tracking System Control Approach Applied on a Rotary Inverted Pendulum Model. International Journal of Engineering Research and Applications (IJERA), 10(06), 48-56.
Rigatos, G., Siano P., Abbaszadeh, M., & Ademi, S. (2017, July). Nonlinear H-infinity control for the rotary pendulum. 11th International Workshop on Robot Motion and Control (RoMoCo). IEEE, Wasowo Palace, Poland, 217-222. DOI: https://doi.org/10.1109/RoMoCo.2017.8003916
Silveira, A. S., Machado, E., & De Souza, J. A. (2018). Construction of a lowcost didactic bench for teaching control systems. Brazilian Applied Science Review, 1(3), 133-144.
Taskin, Y. (2017). Fuzzy PID controller for propeller pendulum. Journal of Electrical and Electronics Engineering, 1(17), 3175-3180.
Wadi, A., Lee, J., & Romdhane, L. (2018, March). Nonlinear sliding mode control of the Furuta pendulum. 11th International Symposium on Mechatronics and its Applications (ISMA). IEEE, Sharjah, United Arab Emirates, 1-5. DOI: https://doi.org/10.1109/ISMA.2018.8330131