ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2022.10018

Palavras-chave:

Alternativa Didática, Batalha dos Bicos, Evolução, Inovação, Mecanismo Evolutivo.

Resumo

Identificar alternativas didáticas que motivem os alunos a participarem de atividades de ensino e que promovam uma aprendizagem significativa é um dos maiores desafios dos docentes. Nesse sentido, nós avaliamos a eficácia de uma estratégia didática baseada em simulação para ensinar evolução biológica (EB) por seleção natural (SN) na educação superior. Para tanto, nós coletamos dados a partir de um questionário composto por cinco questões aplicado em setembro de 2017 durante uma oficina ofertada para 17 estudantes de biologia. Houve aprimoramentos na compreensão sobre EB e SN após a oficina. Antes dela, mais de 41% dos participantes acertaram 1 ou 2 questões e cerca de 58% acertaram 3 ou 4 questões. Após sua execução, contudo, o total de participantes que acertaram 4 ou 5 questões ultrapassou os 88%. Esses dados sugerem que a simulação promoveu aprendizado significativo sobre EB e SN. Por isso, nós recomendamos o seu uso no contexto educacional para aprimorar o ensino científico brasileiro.

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Biografia do Autor

Alisson Campos de Souza Araújo, Instituto Federal de Brasília (Campus Planaltina)

Licenciado em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (Campus Planaltina).

Francisco Roque, Instituto Federal de Brasília (Campus Recanto das Emas)

Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (D-302) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (Campus Recanto das Emas). É formado em ciências biológicas bacharelado/licenciatura) pela Universidade de Brasília, onde fez mestrado em ecologia e doutorado em Biologia Animal.

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Publicado

28/12/2022

Como Citar

Araújo, A. C. de S., & Roque, F. (2022). ALTA EFICÁCIA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL. HOLOS, 6. https://doi.org/10.15628/holos.2022.10018

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