Manifestação do Concefet sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores

  • Conselho Dirigente dos CEFET's Prof UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2903

Resumo

O Conselho de Dirigentes dos Centros Federais de Educação – Concefet, neste documento, se manifesta em relação à proposta de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFET, cuja principal referência, no momento, é o Decreto nº 6.095, de 24 de abril de 2007. Este documento é fruto dos debates, no âmbito do Concefet, que sucederam a apresentação da proposta de criação dos Institutos Federais dentre as medidas contidas
no Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE do segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representa o sentimento dos diretores gerais de que a nova construção institucional pode melhor traduzir o significado da educação profissional e tecnológica enquanto modalidade potencializadora do indivíduo no desenvolvimento de sua capacidade de gerar conhecimento a partir de uma prática interativa com a realidade.
Os Institutos Federais podem se constituir em fundamentais espaços no âmbito das políticas que visam à construção de caminhos voltados para o desenvolvimento socioeconômico regional a partir de uma conduta articulada ao contexto produtivo do território onde está instalado, que significa relacionar o seu trabalho à vocação produtiva e demandas do seu lócus. Assim, a formação profissional, na qual se inclui a de professores, a difusão, popularização e
democratização do conhecimento científico são itens constitutivos da identidade dos Institutos Federais. O Conselho de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica, por outro lado, ao assumir posição, o faz colocando em destaque a concepção de instituição que defende as condições objetivas necessárias para a sua materialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conselho Dirigente dos CEFET's, Prof UFRN

Possui graduação em Ciências Sociais Bacharelado (1983) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1988) e doutorado em Sociologia pela Université Catholique de Louvain (1994). Fez estágio pós-doutoral no Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade de Valência (Espanha) e atualmente faz estágio pós-doutoral na PUC-SP. É professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vinculado ao Centro de Educação (Depto de Fundamentos e Políticas Educacionais) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi Coordenador-Geral de Estatísticas Especiais do INEP/MEC, Coordenador-Geral de Desenvolvimento e Modernização e Diretor de Projetos Especiais da SETEC/MEC, além de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de Brasília.

Downloads

Publicado

29/07/2015

Como Citar

CEFET’S, Conselho Dirigente dos. Manifestação do Concefet sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 146–157, 2015. DOI: 10.15628/rbept.2008.2903. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2903. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOCUMENTOS