IDENTIDADES E FORMAÇÃO NOS PERCURSOS DE VIDA DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES: DESAFIOS AO PROEJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2871

Resumo

O objetivo principal deste artigo é analisar o Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja, no contexto das recentes transformações do capitalismo e de sua expressão no Brasil, chamando a atenção para as construções tensas de cidadania e de identidades de trabalhadores, jovens e adultos, em processos de exclusão social. Inicialmente, analisamos a construção histórica do discurso político do Proeja identificando suas bases nos estudos da relação entre trabalho e educação. Em seguida, considerando estatísticas brasileiras, analisamos quais são as condições de educação, trabalho e vida de jovens e adultos identificados como possíveis alunos do Proeja e os limites e desafios que implicam os processos educativos e de formação profissional.

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Biografia do Autor

Maria Inês de Matos Coelho

Pós-doutoranda (UERJ) e doutora em Educação (UFRJ), é coordenadora do mestrado em Educação em criação na FaE/CBH/UEMG e do grupo
de pesquisa dessa instituição que está vinculado ao projeto “Formação e produção científica e tecnológica na educação profissional integrada
à educação de jovens e adultos – um projeto em parceria” (Capes/Semtec/MEC). Desenvolve a pesquisa “Educação profissional integrada à
educação básica na modalidade de jovens e adultos na perspectiva de formação humana numa sociedade inclusiva” (apoio da Fapemig).

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Publicado

29/07/2015

Como Citar

COELHO, Maria Inês de Matos. IDENTIDADES E FORMAÇÃO NOS PERCURSOS DE VIDA DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES: DESAFIOS AO PROEJA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 83–97, 2015. DOI: 10.15628/rbept.2008.2871. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2871. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS