EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2870Resumo
O objetivo deste estudo é subsidiar o entendimento sobre o contexto da educação tecnológica no Brasil, representadapelos cursos de graduação e pós-graduação destinados à qualificação profissional, indispensáveis ao desenvolvimento da indústria do país. Por muitos anos foram adotados sistemas diferenciados de educação profissional técnica, voltados para os ofícios, e de educação mais acadêmica. O SENAI, que se mantém em permanente sintonia com instituições ligadas à educaçãoprofissional de todo o mundo, trouxe de diversos países exemplos valiosos de universidades tecnológicas e vem realizando esforços junto ao Ministério da Educação (MEC) para apoio à pesquisa, a acordos bilaterais e à pós-graduação em diversas áreas profissionais, para garantir uma educação superior de qualidade e adequada às necessidades do sistema produtivo.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MANTENEDORAS DE ENSINO SUPERIOR – ABMES. Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério
Brasília: Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, 2007. 80 p. (Cadernos ABMES; 17).
BARROS, Waldemar de. SENAI: seu departamento da 4ª região. Rio de Janeiro – Estado da Guanabara: C.F.P. de Artes Gráficas do SENAI,
569 p.
BARONE, R. E. M. Formação profissional: uma contribuição para o debate brasileiro contemporâneo a partir da experiência internacional.
Disponível em: http://www.senac.br/INFORMATIVO/BTS/241/boltec241b.htm. Acesso em julho de 2007.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Mapa Estratégico da Indústria: 2007 – 2015. Brasília: CNI/DIREX, 2005. 121 p.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Contribuição da indústria para a reforma da educação superior. Brasília: CNI/SESI/
SENAI/IEL. 2004. 48 p.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Crescimento. A visão da indústria. Brasília: CNI, 2006. 169 p.
DAHLMAN, Carl; FRISCHTAK, Cláudio. Tendências da indústria mundial: desafios para o Brasil. Brasília: CNI/DIREX, 2005. 46 p.
INSTITUTO EUVALDO LODI. NÚCLEO NACIONAL. Inova Engenharia – propostas para a modernização da educação em engenharia no
Brasil. Brasília: IEL/CN/SENAI/DN, 2006. 103 p.
IPEA, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Brasil, o estado de uma nação, mercado de trabalho, emprego e informalidade.
Paulo Tafener, Editora, Rio de Janeiro, 2006.
________. Políticas sociais, acompanhamento e análise. Edição Especial, 13, Brasília/DF, Ed. IPEA, 2007.
________. Inovações, padrões tecnológicos e desempenho das firmas industriais brasileiras, Brasília/DF, Ed. IPEA, 2005.
MONTEIRO NETO, Armando. O que a indústria brasileira espera das universidades. In: MORHY, Lauro (org.). A universidade em questão.
Volume 1, Laboratório de Estudos do Futuro, Núcleo de Estudos sobre Ensino Superior da UnB/Nesub. Brasília, Editora Universidade de
Brasília, 2003.
PORTO, Cláudio; RÉGNIER, Karla. O ensino superior no mundo e no Brasil – condicionantes, tendências e cenários para o horizonte 2003
– 2025. Uma abordagem exploratória. [S.l.: s.n.], 2003.
RANIERE, Nina Beatriz. Educação superior, direito e estado na Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/96). São Paulo, Edusp/Fapesp, 2004.
RIVERA. C.; PETRONE, M. A. M. Educação profissional: amadorismo ou preconceito? A necessidade de uma política de longo prazo.
Disponível em: http://www.humus.com.br/news_ unhob.htm. Acesso em julho de 2007.
SCHWARTZMAN, Simon; CHRISTOPHE, Micheline. A sociedade do conhecimento e a educação tecnológica. Brasília: SENAI/DN, 2005.
p. (Série Estudos Educacionais; 2)
UNESCO. Fundamentos da nova educação. Cadernos Unesco/Brasil, Série Educação, Volume 5, 2003.
________. Ensino médio no século XXI. Cadernos Unesco/Brasil, Série Educação, Volume 4, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.