FORMATO DA INFORMAÇÃO NO CÁLCULO DE PROBABILIDADES POR FUTUROS PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.8504

Palavras-chave:

Probabilidade, formato da informação, futuros professores dos primeiros anos

Resumo

Neste artigo estuda-se o cálculo de probabilidades realizado por futuros professores dos primeiros anos escolares, bem como o formato da informação a que eles recorrem na determinação dessas probabilidades. Participaram no estudo 50 estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, que na altura se encontravam a frequentar o segundo ano do curso de Licenciatura em Educação Básica numa universidade do norte de Portugal. Aos estudantes foram aplicadas várias tarefas de Probabilidades e Estatística, num contexto de avaliação formal, sendo aqui estudada apenas uma dessas tarefas, a qual envolve vários tipos de probabilidade (probabilidade simples, conjunta e condicionada) e dois formatos de informação (frequências absolutas e frequências relativas). Em termos dos principais resultados obtidos, salienta-se que os futuros professores revelaram um conhecimento limitado de probabilidades e uma preferência clara pelo uso das frequências absolutas no cálculo dessas probabilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José António Fernandes, Universidade do Minho

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão

Gabriela Gonçalves, Instituto Politécnico do Porto

Departamento de Matemática

Paula Maria Barros, Instituto Politécnico da Bragança

Departamento de Matemática

Referências

Alsina, A., & Vásquez, C. (2016). Análisis de los conocimientos probabilísticos del profesorado de Educación Primaria. Revista digital Matemática, Educación e Internet, 16(1), n. p.

Contreras, J. M., Estrada, A., Díaz, C. & Batanero, C. (2010). Dificultades de futuros profesores en la lectura y cálculo de probabilidades en tablas de doble entrada. In M. M. Moreno, A. Estrada, J. Carrillo & T. A. Sierra, (Eds.), Investigación en educación matemática XIV (pp. 271 280). Lleida: Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, SEIEM.

Correia, P. F. & Fernandes, J. A. (2013). Caracterização das intuições de alunos do 9º ano em independência e probabilidade condicionada. In J. A. Fernandes, F. Viseu, M. H. Martinho & P. F. Correia (Orgs.), Atas do III Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola (pp.47-68). Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.

Estrada, A., & Díaz, C. (2006). Computing probabilities from two way tables: an exploration study with future teachers. Em A. Rossman & B. Chance (Eds.), Proceedings of Seventh International Conference on Teaching of Statistics. Salvador (Bahia): International Association for Statistical Education.

Fernandes, J. A. (2018). Probabilidade de acontecimentos envolvendo aspetos lógicos. Bolema, 32(60), 172-190.

Fernandes, J. A., & Gea, M. M. (2018). Conhecimento de futuros professores dos primeiros anos escolares para ensinar probabilidades. Avances de Investigación en Educación Matemática, 14, 15-30.

Fernandes, J. A., Batanero, C., Correia, P. F., & Gea, M. M. (2014). Desempenho em probabilidade condicionada e probabilidade conjunta de futuros professores do ensino básico. Quadrante, 23(1), 43-61.

Fernandes, J. A., Correia, P. F., & Contreras, J. M. (2013). Ideias intuitivas de alunos do 9.º ano em probabilidade condicionada e probabilidade conjunta. Avances de Investigación en Educación Matemática, 4, 5-26.

Fernandes, J. A., Viseu, F., & Gea, M. M. (2016). O conhecimento de Probabilidades de futuros educadores e professores dos primeiros anos. In L. G. W. Coan & M. T. Moretti (Orgs.), Aplicações matemáticas com Tecnologias de Informação e Comunicação (pp. 123-142). Florianópolis, SC: Editora Insular.

Gigerenzer, G., & Hoffrage, U. (1995). How to Improve Bayesian Reasoning Without Instruction: Frequency Formats. Psychological Review, l02(4),684-704.

Godino, J. D. (2009). Categorías de análisis de los conocimientos del profesor de matemáticas. UNIÓN – Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 20, 13-31.

Godino, J. D., Batanero, C., & Font, V. (2007). The onto-semiotic approach to research in mathematics education. ZDM - The International Journal on Mathematics Education, 39(1/2), 127-135.

Hill, H. C., Ball, D. L., & Schilling, S. G. (2008). Unpacking pedagogical content knowledge: conceptualizing and measuring teachers’ topic specific knowledge of students. Journal for Research in Mathematics Education, 39(4), 372-400.

Hoffrage, U., Gigerenzer, G., Krauss, S., & Martignon, L. (2002). Representation facilitates reasoning: what natural frequencies are and what they are not. Cognition, 84 (2002) 343–352.

Ministério da Educação e Ciência (2014). Programa de Matemática A – Ensino Secundário. Lisboa: Autor.

Ministério da Educação e Ciência. (2013). Programa de matemática para o ensino básico. Lisboa: Autor.

Polaki, M.V. (2005). Dealing with compound events. Em G.A. Jones (Ed.), Exploring probability in school: challenges for teaching and learning (pp. 191-214). Nova Iorque: Springer.

Pollatsek, A., Well, A.D., Konold, C., & Hardiman, P. (1987). Understanding conditional probabilities. Organitation, Behavior and Human Decision Processes, 40, 255-269.

Shulman, L. (1986). Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14.

Tarr, J.E., & Lannin, J.K. (2005). How can teachers build notions of conditional probability and independence? Em G.A. Jones (Ed.), Exploring probability in school: challenges for teaching and learning (pp. 215-238). Nova Iorque: Springer.

Vásquez, C., & Alsina, A. (2019). Conocimiento especializado del profesorado de educación básica para la enseñanza de la probabilidad. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 23(1), 393-419.

Watson, J.M., & Moritz, J.B. (2002). School students’ reasoning about conjunction and conditional events. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 33(1), 59-84.

Downloads

Publicado

23/12/2019

Como Citar

Fernandes, J. A., Gonçalves, G., & Barros, P. M. (2019). FORMATO DA INFORMAÇÃO NO CÁLCULO DE PROBABILIDADES POR FUTUROS PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS. HOLOS, 2, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2019.8504

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.