FORMATO DA INFORMAÇÃO NO CÁLCULO DE PROBABILIDADES POR FUTUROS PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.8504

Palavras-chave:

Probabilidade, formato da informação, futuros professores dos primeiros anos

Resumo

Neste artigo estuda-se o cálculo de probabilidades realizado por futuros professores dos primeiros anos escolares, bem como o formato da informação a que eles recorrem na determinação dessas probabilidades. Participaram no estudo 50 estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, que na altura se encontravam a frequentar o segundo ano do curso de Licenciatura em Educação Básica numa universidade do norte de Portugal. Aos estudantes foram aplicadas várias tarefas de Probabilidades e Estatística, num contexto de avaliação formal, sendo aqui estudada apenas uma dessas tarefas, a qual envolve vários tipos de probabilidade (probabilidade simples, conjunta e condicionada) e dois formatos de informação (frequências absolutas e frequências relativas). Em termos dos principais resultados obtidos, salienta-se que os futuros professores revelaram um conhecimento limitado de probabilidades e uma preferência clara pelo uso das frequências absolutas no cálculo dessas probabilidades.

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Biografia do Autor

José António Fernandes, Universidade do Minho

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão

Gabriela Gonçalves, Instituto Politécnico do Porto

Departamento de Matemática

Paula Maria Barros, Instituto Politécnico da Bragança

Departamento de Matemática

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Publicado

23/12/2019

Como Citar

Fernandes, J. A., Gonçalves, G., & Barros, P. M. (2019). FORMATO DA INFORMAÇÃO NO CÁLCULO DE PROBABILIDADES POR FUTUROS PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS. HOLOS, 2, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2019.8504

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