ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DOS HIDRANTES URBANOS NO MUNICÍPIO DO NATAL/RN ATRAVÉS DO ESTIMADOR DE DENSIDADE KERNEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2804

Palavras-chave:

Rio Grande do Norte, incêndios, densidade, distribuição hidrantes

Resumo

A existência de hidrantes nas cidades é de suma importância no combate a incêndios, principalmente para garantir o abastecimento de água nos veículos-tanques utilizados pelo corpo de bombeiros. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar a distribuição desses equipamentos nas zonas administrativas sul, leste e oeste da cidade do Natal, Estado do Rio Grande do Norte (RN). Na primeira etapa, os equipamentos foram localizados através da ferramenta Street View do software Google Earth. As coordenadas geográficas foram obtidas através do modo de visualização Terra e depois conferidas in loco por meio de equipamento de navegação por satélite (GPS - Global Position System). Foram localizados e registrados um total de110 hidrantes nas três regiões. Destes registros, utilizando o software ArcGIS 9.3, foi gerado um arquivo vetorial de pontos e por meio das ortofotocartas na escala 1:2000, a localização geográfica de cada equipamento foi ajustada e convertida para projeção Universal Transversa de Mercator no Datum SAD69 e Zona 25 sul. Como método de análise de distribuição espacial, utilizou-se o estimador de densidade Kernel. O resultado observado foi uma distribuição geometricamente irregular de hidrantes nas três zonas administrativas analisadas, com algumas zonas com grande concentração e outras com ausência total de equipamentos. Assim, o uso desta ferramenta integrada ao Sistema de Informações Geográficas – SIG demonstrou ser útil para a localização espacial dos hidrantes e para nortear o planejamento para a instalação de novos equipamentos em zonas ainda não atendidas, uma vez que se trata de equipamentos essenciais para a segurança humana e proteção do patrimônio público e privado no combate a incêndios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliezer Mazzetti Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Geografia, Bacharel em Geografia, Especialista em Geoprocessamento e Cartografia Digital pela Universidade Federal do RN, Tecnólogo em Gestão Ambiental e Técnico em Controle Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. No período de 2004 a 2006, foi bolsista no Projeto de Estudo de Balneabilidade das Praias e Açudes do Rio Grande do Norte, adquirindo experiência no monitoramento da qualidade da água, elaboração de relatórios técnicos, coleta de amostras, estudos ambientais, execução e acompanhamento de atividades laboratoriais de análises físico-química e microbiológica - DIETRN/IFRN. Em 2007 foi convidado a chefiar o Setor de Sistema de Geoinformação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo do Natal - SEMURB, coordenando ações na elaboração da base de dados geográfica do macrozoneamento do município, como também, na análise de projetos e estudos ambientais, permanecendo no cargo até 2009. No final de 2009 ingressou como servidor na Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal - ARSBAN, como Técnico de Regulação com Especialidade em Saneamento Básico fiscalizando e regulando os serviços prestados pela CAERN no âmbito municipal até o ano de 2013. Atualmente trabalha como Técnico de Engenharia/Controle Ambiental na Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN) na Unidade de Operação de Manutenção de Água (UNAS) utilizando Geoprocessamento como ferramenta de gestão nos serviços de abastecimento de água. 

Fernando Moreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1981), mestrado em Meteorologia Aplicada pela Universidade Federal de Campina Grande (1991), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e pós-doutorado em Bioclimatologia da Caatinga (2010) no Instituto Nacional do Semiárido/INSA. Foi meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (1981 a 1994). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: bioclimatologia, educação ambiental, clima urbano, degradação ambiental, caatinga, geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Referências

ABNT NBR 12218, de 30 de julho de 1994. Projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público. São Paulo: Associação Brasileira de Normas Técnicas.

ABNT NBR 5667-1, de 28 de fevereiro de 2006. Hidrantes urbanos de incêndio de ferro fundido dúctil Parte 1 - Hidrantes de coluna. São Paulo: Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Câmara, G., & Davis, C. (2001). Arquitetura de sistemas de informação geográfica. In G. Câmara, C. Davis, A. M. Vieira (Orgs). Fundamentos de Geoprocessamento (pp. 1-35). São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Recuperado de http://www.dpi.inpe.br/gilberto/tutoriais/fundamentos/.

Câmara, G., & Carvalho, M. S. (2004). Análise espacial de eventos. In S. Druck, M. S. Carvalho, G. Câmara, G. Monteiro (Eds). Análise Espacial de Dados Geográficos. (pp. 55-75). Planaltina: Embrapa Cerrado.

Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública. (2010). Instrução Técnican° 34 - Hidrante urbano. São Paulo: Polícia Militar do Estado de São Paulo. Recuperadodehttp://www.corpodebombeiros.sp.gov.br/rev_it/IT34.pdf.

Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo do Natal. (2014). Anuário Natal. Natal: Autor. Recuperado de http://www.natal.rn.gov.br/semurb/paginas/ctd-102.html#legislacao_div.

Ono, R. (2000). Rede de hidrantes urbanos para proteção contra incêndio em áreas urbanas: A situação atual e seu aprimoramento. Resumos do Congresso Ibérico e V Congresso Ibero - Americano de Energia Solar, São Paulo, SP, Brasil.10 e 3. (pp. 535-543). Recuperado de http://www.lmc.ep.usp.br/grupos/gsi/wp-content/nutau/ono002.pdf.

Souza, G. M., Medeiros, C. N., & Pinheiro, F. S. A. (2013). Correlações espaciais entre ocorrência de homicídios e concentração de aglomerados subnormais em Fortaleza. Anais do Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Foz de Iguaçu, PR, Brasil.15. (pp. 4451-4458). Recuperado de http://www.dsr.inpe.br/sbsr2013/files/p1410.pdf.

Downloads

Publicado

09/05/2017

Como Citar

Rosa, E. M., & Silva, F. M. da. (2017). ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DOS HIDRANTES URBANOS NO MUNICÍPIO DO NATAL/RN ATRAVÉS DO ESTIMADOR DE DENSIDADE KERNEL. HOLOS, 8, 173–181. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2804

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.