A PRODUÇÃO DE BRIQUETES PARA AMENIZAR A PRESSÃO ANTRÓPICA SOBRE O BIOMA CAATINGA NA REGIÃO DO BAIXO-AÇU POTIGUAR

Autores

  • Silvio Roberto de Lucena Tavares Pesquisador da Embrapa Solos, Rio de Janeiro/Brasil
  • Marília Amaral de Moura Estevão Tavares IFRN
  • Ivan Targino Moreira UFPB

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2660

Palavras-chave:

Biocombustível sólido, desertificação, semiárido, alternativa energética e bioenergia

Resumo

Cerca de 98% do território do Rio Grande do Norte estão incluídos nas chamadas Áreas Susceptíveis à Desertificação do Brasil. Na região do Baixo-Açu, o desmatamento sistemático da mata nativa para atender às necessidades do polo ceramista e de outras pequenas indústrias locais tem intensificado o grave quadro de devastação ambiental da região. Este estudo examinou a viabilidade econômico-financeira da produção comercial de briquetes como forma de suprir parte da demanda por lenha e carvão vegetal, mitigando assim os efeitos antrópicos sobre o bioma caatinga. Os briquetes seriam compostos  de resíduos da produção de cera de carnaúba e  de capim-elefante plantado exclusivamente para fins energéticos nas áreas irrigáveis da região. As estimativas de custos de instalação e manutenção da fábrica foram feitas tendo como parâmetros os custos de instalação de uma fábrica-escola em construção no Campus Ipanguaçu do IFRN e os custos de produção de uma fábrica idêntica a esta, em operação há cinco anos, no Estado do Paraná. Os dados foram sistematizados em planilhas do software Make Money, usado na avaliação da viabilidade econômica a partir de aferidores como Valor Presente Líquido, Payback e Taxa Interna de Retorno. Os resultados comprovaram que a produção de biocombustíveis sólidos adensados é viável no Baixo-Açu e pode contribuir de maneira efetiva para a recomposição da mata nativa, além de gerar ocupação e renda para os moradores da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Roberto de Lucena Tavares, Pesquisador da Embrapa Solos, Rio de Janeiro/Brasil

Pesquisador da Embrapa Solos na área de pedologia, manejo e recuperação de áreas degradadas e/ou contaminadas

Marília Amaral de Moura Estevão Tavares, IFRN

Assessora de Comunicação da Reitoria do IFRN

Ivan Targino Moreira, UFPB

Professor titular do Departamento de economia da UFPB

Referências

BRAGA, Roberto. Fundamentos e técnicas de administração financeira. 1 ed. São Paulo: Atlas, 1989.

BRIGHAM, E. F. et al. Administração financeira: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2001.

CARVALHO O.O. et al. Perfil Industrial da cerâmica vermelha no Rio Grande do Norte. Natal: Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, 2001. CD-ROM.

CARVALHO, F. P. A.de. Eco-eficiência na produção de pó e cera de carnaúba no município de Campo Maior (PI). 157f. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Teresina: Universidade Federal do Piauí, 2005.

COSTA, L.G.A. Conjuntura Agrícola: Rio Grande do Norte. In: CONAB. COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (ORG). Agricultura e abastecimento alimentar: políticas públicas e mercado agrícola. Brasília: CONAB, 2009. p. 493 – 501.

EMBRAPA. Briquetagem e peletização de resíduos florestais. Folder. Brasília: Embrapa Agroenergia, 2012.

FRANCELINO, Márcio R. et al. Contribuição da caatinga na sustentabilidade de projetos de assentamentos no sertão norte-rio-grandense. Revista Árvore. Viçosa, 27 (1): 79-86, 2003.

GARIGLIO et al. Uso sustentável e conservação dos recursos florestais da caatinga. Brasilia: Servico Florestal Brasileiro, 2010.

GENTIL, L. V. B. Tecnologia e economia do briquete de madeira. 197f. Tese de Doutorado em Engenharia Florestal. Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2008.

GITMAN, L. J. Princípios da Administração Financeira. 10. ed. essencial. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

HALL. D.O. et al. Visão geral de energia e biomassa. In: ROSILLO–CALLE et al. Uso da biomassa para produção de energia na indústria brasileira. Campinas: UNICAMP, 2005. p.25-67.

IBGE. Censo Agropecuário 2006.

IBGE. Censo Demográfico 2010.

INTERNATIONAL ENERGY AGENCY. Energy balances of non-oecd countries 2003 – 2004. Paris: OECD, 2006.

KAREKESI, S. et al. Traditional Biomass Energy: improving its use and moving to modern energy use. International Conference for Renewable Energies, 2004, Bonn. Thematic Background Paper, Alemanha, 2004.

KASSAI, J.C. et. al. Retorno de Investimento: abordagem matemática e contábil do lucro empresarial. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2000.

LIMA, G. Cenário sobre o pó e a cera de carnaúba - período: novembro/2011. Conjuntura mensal.Conab:Fortaleza,2011.

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA . Balanço Energético Nacional 2012: Ano base 2011. Rio de Janeiro: Empresa de Pesquisa Energética, 2012.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa Ibama No 1/1996. Diário Oficial da União no 174, de 6 de setembro de 1996.

MOURA, F. Análise econômica da atividade extrativista da carnaúba no município de Carnaubais, RN. TCC em Ciências Econômicas da UERN, Açu, 2010.

NOGUEIRA, L. A. H. Bioenergias e Sustentabilidade: nexos e métodos. São Paulo, 2005.

QUIRINO, W. F. Briquetagem de resíduos ligno-celulósicos. Ed. IBAMA - Circular Técnica do LPF. Vol 1. Nr 2. 1991.

SILVA, Paulo et al. Consumo de energéticos florestais do setor domiciliar no Estado de Pernambuco. Recife: IBAMA, 1993.

TAVARES M. A. M. E. Estudo da viabilidade da produção de briquete e seus possíveis impactos sobre o meio ambiente e o mercado de trabalho da região do Baixo-Açu, RN. 245 f. Dissertação de Mestrado em Economia da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, fevereiro de 2013.

TAVARES S. R. de L. & SANTOS T. E. dos. Potencial de uso de biomassa vegetal para produção de briquetes na região do Baixo-Açu, no Rio Grande do Norte. Trabalho apresentado no 7º Congresso Internacional de Bioenergia, de 30 de outubro a 2 de novembro de 2012, no Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo. Disponível no CD dos Anais do Congresso.

Downloads

Publicado

01/10/2015

Como Citar

Tavares, S. R. de L., Tavares, M. A. de M. E., & Moreira, I. T. (2015). A PRODUÇÃO DE BRIQUETES PARA AMENIZAR A PRESSÃO ANTRÓPICA SOBRE O BIOMA CAATINGA NA REGIÃO DO BAIXO-AÇU POTIGUAR. HOLOS, 5, 256–270. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2660

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.