GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA TRANSVERSALIDADE RELEVANTE

Autores

  • José Carlos de Lima Moura
  • Pedro Máximo Costa da Silva
  • Maria Cristina Cavalcanti Araújo

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2016.6286

Palavras-chave:

Escola, Educação, Diversidade Sexual, LGBT,

Resumo

O presente artigo aborda uma discussão sobre a diversidade sexual, incluindo
aspectos da homofobia e seus danos sobre os indivíduos LGBT no ambiente
escolar. Propõe uma reflexão sobre o despreparo do corpo docente em relação
a não saber intervir e/ou atuar para desmistificar a sexualidade na escola, bem
como sobre a falta de interesse dos professores em se aprofundar nesse assunto
e na abordagem do mesmo como tema transversal em sala de aula. Levanta
pontos sobre a influência da heteronormatividade/sociedade, fazendo com que
a escola se silencie e produza um falso discurso de tolerância. O caráter desta
pesquisa é de natureza bibliográfica. Os objetivos são: colocar em pauta a quebra
de tabu sobre gênero e sexualidade na política escolar, levar os professores a
uma reflexão, e ampliar os estudos e discussões nessa área com um intuito de
uma educação sem preconceitos.

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Publicado

04-10-2017

Como Citar

MOURA, José Carlos de Lima; SILVA, Pedro Máximo Costa da; ARAÚJO, Maria Cristina Cavalcanti. GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA TRANSVERSALIDADE RELEVANTE. Geoconexões, [S. l.], v. 2, p. 12–20, 2017. DOI: 10.15628/geoconexoes.2016.6286. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/6286. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS