GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA TRANSVERSALIDADE RELEVANTE

Autores/as

  • José Carlos de Lima Moura
  • Pedro Máximo Costa da Silva
  • Maria Cristina Cavalcanti Araújo

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2016.6286

Palabras clave:

Escola, Educação, Diversidade Sexual, LGBT,

Resumen

O presente artigo aborda uma discussão sobre a diversidade sexual, incluindo
aspectos da homofobia e seus danos sobre os indivíduos LGBT no ambiente
escolar. Propõe uma reflexão sobre o despreparo do corpo docente em relação
a não saber intervir e/ou atuar para desmistificar a sexualidade na escola, bem
como sobre a falta de interesse dos professores em se aprofundar nesse assunto
e na abordagem do mesmo como tema transversal em sala de aula. Levanta
pontos sobre a influência da heteronormatividade/sociedade, fazendo com que
a escola se silencie e produza um falso discurso de tolerância. O caráter desta
pesquisa é de natureza bibliográfica. Os objetivos são: colocar em pauta a quebra
de tabu sobre gênero e sexualidade na política escolar, levar os professores a
uma reflexão, e ampliar os estudos e discussões nessa área com um intuito de
uma educação sem preconceitos.

Citas

ALBUQUERQUE, Paloma Pegolo de; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Homofobia na escola: relatos de universitários sobre as piores experiências. Temas em Psicologia, v. 23, n. 3, p. 663-676, 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Orientação Sexual / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, p. 285- 336, 1997.

CÉSAR, Maria Rita de Assis; DUARTE, André de Macedo; SIERRA, Jamil Cabral.Governamentalização do Estado, movimentos LGBT e escola: capturas e resistências. Educação, v. 36, n. 2, p. 192-200, 2013.

SIERRA, Jamil Cabral; CÉSAR, Maria Rita de Assis. Governamentalidade neoliberal e o desafio de uma ética/estética pós-identitária LGBT na educação. Educar em Revista, v. 1,

n. 53, p. 35-51, 2014.

CAVALCANTE, Francisco Brenno Soares; SILVA, Maria Madalena. Educar para a emancipação humana: o papel atual da escola e a busca por políticas LGBT no ambiente escolar. Revista Periódicus, v. 1, n. 2, p. 44-55, 2014.

COSTA, Ana Alice Alcantara; RODRIGUES, Alexnaldo Teixeira; PASSOS, Elizete Silva. Gênero e diversidades na gestão educacional. Salvador: UFBA-NEIM, 2011. 128 p.

FERREIRA, Eduarda. Questões de género e orientação sexual em espaço escolar. SILVA, Joseli Maria; SILVA, Augusto Cesar Pinheiro da. Espaço, Gênero e Poder: conectando fronteiras. Ponta Grossa: Todapalavra, p. 43-65, 2011.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pósestruturalista.

Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 6º Ed. 1997.

TEIXEIRA-FILHO, Fernando Silva; RONDINI, Carina Alexandra; BESSA, Juliana Cristina. Reflexões sobre homofobia e educação em escolas do interior paulista. Educaçao e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 37, n. 4, p. 725-742, 2011.

SANTOS, Claudiene et al. Diversidade sexual na escola e a homofobia: a capacitação

de professores como estratégia de intervenção. Fazendo gênero, p. 1-5, 2008.

VIANNA, Cláudia Pereira. O movimento LGBT e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual: perdas, ganhos e desafios. Educação e Pesquisa, n. ahead, p. 00-00, 2015.

Publicado

04/10/2017

Cómo citar

MOURA, José Carlos de Lima; SILVA, Pedro Máximo Costa da; ARAÚJO, Maria Cristina Cavalcanti. GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA TRANSVERSALIDADE RELEVANTE. Geoconexões, [S. l.], v. 2, p. 12–20, 2017. DOI: 10.15628/geoconexoes.2016.6286. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/6286. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS