PORN LITERACY EDUCATION: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO SEXUAL CRÍTICA À PORNOGRAFIA NO CONTEXTO BRASILEIRO?
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15715Palavras-chave:
educação sexual, porn literacy, pornografia, sexualidadeResumo
A pornografia tem cada vez mais ganhado espaço e participação na sexualidade humana, ainda mais com o avanço das tecnologias e da Internet. Todavia, os impactos da pornografia na sexualidade humana e a repercussão do tipo de pornografia de consumo rápido ocasionado pela Internet, não têm sido abordados na Educação Sexual brasileira. A necessidade de se falar sobre, contudo, urge devido ao seu alto consumo pelos brasileiros e pelas consequências negativas demonstradas em estudos em relação ao uso desse tipo de material. O presente artigo traz questionamentos quanto à implementação da porn literacy education – que se trata de um modo de educação sexual que se volta ao desenvolvimento de criticidade quanto ao consumo de pornografia no Brasil, pensando-se em relação à demanda, possiblidades e necessidades de adaptação à realidade sociocultural brasileira. Compreendeu-se a análise a partir de uma pesquisa bibliográfica, levantando dados quanto ao movimento antipornografia, a história da educação sexual no Brasil e as raízes da porn literacy education. O estudo considera, ainda, as perspectivas trazidas pelo movimento antipornografia por meio de duas representantes: Andrea Dworkin e Catherine Mackinnon. A porn literacy education demonstra-se como uma ferramenta em potencial para a educação sexual, mas que necessita de estudos mais aprofundados visando desenvolver um tipo de currículo e programa tipicamente brasileiro.
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