AULA DE CAMPO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: ESTUDO DO REUSO DE ÁGUA NA IRRIGAÇÃO DA ACEROLA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15723

Palabras clave:

Educação geográfica, pesquisa de campo, irrigação da acerola, reuso de água

Resumen

Atividade de campo no ensino de Geografia, representa um encaminhamento metodológico de relevo por possibilitar estabelecer uma relação entre os conhecimentos aprendidos em sala de aula e a realidade.  O presente trabalho objetivou analisar o desempenho da acerola, irrigada com rejeito de sistema de dessalinização de água. Desenvolveu-se com a participação de 40 alunos do Ensino Médio, da E. E.  Professor Raimundo Silvino da Costa - ESPRSC. Iniciou-se com discussões nas aulas de Geografia e elaboração do projeto, seguido de contato com a Associação responsável pelo dessalinizador. Para implantação do sistema de irrigação, parceria foi estabelecida com a Secretaria de Meio Ambiente - SMA. A escavação das covas e plantio, realizou-se com a participação dos alunos.  Foram plantadas 10 mudas, em outubro de 2018. Nos dois anos seguintes, semestralmente, foram avaliados a taxa de sobrevivência e o crescimento em altura. A sobrevivência foi de 100%. Dois anos após o plantio, começou a produção de frutos. O estudo foi replicado para acerolas adultas existentes na EEPRSC.  Compreende uma experiência relevante para a aprendizagem dos alunos por seguir os passos de uma pesquisa em base científica e apresentar uma solução para um problema local.

Biografía del autor/a

Josimar Araújo de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Está no magistério há 37 anos. Na atualidade, leciona no Ensino Médio e atua como Professor Colaborador Voluntário na UFRN. Possui graduação em Geografia; Especialização em Bioecologia (UFRN, 1997) e em Geografia do Semiárido (IFRN, 2002); Mestrado em Engenharia Sanitária; Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Pós-Doutorado em Geografia. É autor de livros, artigos científicos e revisor de periódicos.

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Publicado

21/11/2023

Cómo citar

MEDEIROS, Josimar Araújo de. AULA DE CAMPO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: ESTUDO DO REUSO DE ÁGUA NA IRRIGAÇÃO DA ACEROLA. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 16, p. 47–63, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.15723. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/15723. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

NÚMERO ESPECIAL: Educação Popular e suas interfaces com a ressignificação do ensino e da aprendizagem