LUZ, CÂMERA, AÇÃO: PRODUÇÕES DE NARRATIVAS VIDEOGEOGRÁFICAS SOB A LENTE DOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15742Palavras-chave:
ensino de geografia, vídeos, manual instrucional, anos iniciais do ensino fundamental, escola do campoResumo
As tecnologias estão presentes no cotidiano das instituições educativas, devido principalmente ao seu avanço. Dentre eles, destacam-se os smartphones. Este dispositivo tem a capacidade de processar dados com a mesma potência de um computador. O seu custo acessível democratizou o acesso à informação e possibilitou a disseminação de produtos digitais, tais como o vídeo. Além disso, os smatphones, com seus diversos aplicativos e recursos, como o gravador de voz e imagem, possibilitam seu uso pedagógico, tornando os estudantes verdadeiros protagonistas na construção do seu conhecimento. Ciente dessa prerrogativa, neste artigo descrevemos como foi elaborado um manual instrucional orientando o aluno a construir vídeos na escola, indo além dos seus muros, de tal modo que este aluno, ao realizar uma produção audiovisual está elaborando uma narrativa videogeográfica, tendo a oportunidade de mostrar ao mundo, o mundo sob as lentes do seu olhar. Para a produção do manual, foi realizada uma revisão sistemática e integrativa sobre o Ensino de Geografia e Vídeo, caracterizando-se assim como uma pesquisa exploratória. Foi desenvolvida uma pesquisa documental nos currículos a nível nacional e estadual, bem como aplicada uma sequência didática de forma remota com estudantes da zona rural do ensino fundamental visando testar a questão norteadora da pesquisa e verificar a eficácia da primeira versão do produto do Mestrado Profissional em Geografia - GEOPROF-UFRN, buscando melhorá-lo. Após o desenvolvimento do trabalho investigativo, constatou-se que a produção de vídeos por alunos constitui-se como estratégia eficaz para a construção da aprendizagem da geografia escolar, demonstrando a potencialidade do Manual Instrucional: aprendendo a gravar vídeos nas aulas de Geografia.
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