DIAGNÓSTICO E AÇÕES PARA EVITAR A EVASÃO ESTUDANTIL NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM GEOLOGIA, NA FORMA SUBSEQUENTE IFRN/CNAT

Autores

  • ANNA PAULA LIMA COSTA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-7657-7661
  • Emilly dos Santos Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Tarso Emanoel dos Santos Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2022.14703

Palavras-chave:

evasão escolar, educação profissional e tecnológica, geologia

Resumo

Evasão escolar é quando o estudante deixa de frequentar as aulas, quando abandona o ensino em decorrência de qualquer motivo. Infelizmente esse ato é comum no Brasil, e com a pandemia da Covid-19, essa realidade se intensificou. O trabalho tem como público-alvo os alunos do Curso Técnico em Geologia, de nível médio, na modalidade subsequente sendo oferecido unicamente no Campus Natal Central (CNAT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) com o objetivo de analisar as prováveis causas da evasão e estimular as reflexões que possam propor possíveis soluções, contribuindo com a melhoria do curso. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico para se ter como base e nortear o entendimento sobre o tema, analisando-se índices que poderiam efetivar as possíveis causas de evasão. A pesquisa bibliográfica e as análises sugeridas ajudaram na estrutura do formulário que foi aplicado aos alunos evadidos do período de 2012 até 2022. Sendo preparado e enviado após a busca pelos alunos ser concluída. E assim, apontar as razões recorrentes que levaram a essa evasão.

Biografia do Autor

ANNA PAULA LIMA COSTA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2003), doutorado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e especialização em licenciamento ambiental em petróleo e gás onshore pelo PROMIMP (2013). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Regional, atuando principalmente nas seguintes áreas: Pesquisa e Prospecção Mineral, Prospecção Geoquímica/Geofísica e Gestão Ambiental.

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Publicado

03-03-2023

Como Citar

COSTA, ANNA PAULA LIMA; DOS SANTOS SOUSA, Emilly; DOS SANTOS FERREIRA, Tarso Emanoel. DIAGNÓSTICO E AÇÕES PARA EVITAR A EVASÃO ESTUDANTIL NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM GEOLOGIA, NA FORMA SUBSEQUENTE IFRN/CNAT. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 14, p. 130–146, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2022.14703. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/14703. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ESPECIAL - Exposição Científica, Tecnológica e Cultural - EXPOTEC 2022 - IFRN Campus Natal Central