TRILHAS EDUCATIVAS: CAMINHOS QUE LEVAM A NOVOS CONHECIMENTOS NO GEOPARQUE SERIDÓ/RN

Autores

  • Anna Paula Lima Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-7657-7661
  • Luiz Henrique Freire de França Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Magnólia Barbosa do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Narla Sathler Musse de Oliveira Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Helena Paiva Henriques Universidade de Coimbra (UC), Departamento de Ciências da Terra, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2022.14680

Palavras-chave:

Geoparque Seridó, turismo pedagógico, Educação, roteiro educativo

Resumo

É mundialmente reconhecida a importância dos geoparques como estratégias de conservação do meio ambiente, de fomento das atividades econômicas no entorno e principalmente, a propagação dos conhecimentos relacionados, especialmente no que diz respeito às geociências, através do turismo pedagógico, que é um bom exemplo de educação informal. No entanto, devido ao desconhecimento e, muitas vezes, a desvalorização da geologia, torna-se necessária a implementação de programas educativos que possam nortear os professores no uso mais eficiente dessa geodiversidade, e fazer o paralelo dos conteúdos presentes nos geoparques com os que originalmente seriam ministrados em salas de aula (educação formal). Essa união da educação formal e informal se torna cada vez mais viável, podendo significar um avanço na eficiência do ensino uma vez que os índices de rendimento acadêmico do Rio Grande do Norte vêm se mostrado insatisfatórios. O objeto do estudo foi a criação de um Guia Educativo focado especificamente no Geoparque Seridó/RN, que possui um total de 21 geossítios. Foram levantadas informações sobre eles através de reportagens, artigos e principalmente, visitas, sempre imaginando os temas abordáveis, dinâmicas, bem como as dificuldades na condução dos alunos, de locomoção, e de inclusão. Tudo isso com a finalidade de elaborar os roteiros educativos que consigam orientar aos professores e possam funcionar como uma nova via de transmitir o conhecimento. O roteiro já está pronto e deve entrar em circulação ainda em 2023 através do meio digital.

Biografia do Autor

Anna Paula Lima Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2003), doutorado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e especialização em licenciamento ambiental em petróleo e gás onshore pelo PROMIMP (2013). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Regional, atuando principalmente nas seguintes áreas: Pesquisa e Prospecção Mineral, Prospecção Geoquímica/Geofísica e Gestão Ambiental.

Referências

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Publicado

03-03-2023

Como Citar

COSTA, Anna Paula Lima; FREIRE DE FRANÇA, Luiz Henrique; BARBOSA DO NASCIMENTO, Magnólia; MUSSE DE OLIVEIRA, Narla Sathler; PAIVA HENRIQUES, Maria Helena. TRILHAS EDUCATIVAS: CAMINHOS QUE LEVAM A NOVOS CONHECIMENTOS NO GEOPARQUE SERIDÓ/RN. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 14, p. 97–113, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2022.14680. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/14680. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ESPECIAL - Exposição Científica, Tecnológica e Cultural - EXPOTEC 2022 - IFRN Campus Natal Central