CHAMADA EM ABERTO PARA DOSSIÊ: "20 (vinte) anos de Ensino Médio Integrado no Brasil: textos, contextos e pretextos"
Os 20 (vinte) anos da publicação do Decreto nº 5154/2004, no primeiro mandato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, e que lançou as bases para a implementação do Ensino Médio Integrado (EMI), nos convida à análise, em perspectiva histórica, sobre os limites e desafios ainda a serem superados para a consolidação de um modelo de educação omnilateral, que compreenda a formação humana integral do estudante. Neste sentido, admitimos que o trabalho em sua dimensão ontológica da vida humana, bem como na sua perspectiva pedagógica, é capaz de erigir uma Educação Profissional que desenvolva de forma plena as múltiplas potencialidades dos sujeitos e produza conhecimentos para uma inserção crítica no mundo do trabalho per si e na vida social em geral.
Desta forma, o Dossiê “20 (vinte) anos de Ensino Médio Integrado no Brasil: textos, contextos e pretextos” pretende ser um espaço para reunir análises acerca do EMI, considerando a publicação de artigos cujos enfoques sejam: trabalho pedagógico no EMI, currículo integrado, políticas públicas e gestão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), história e memória da Educação Profissional, organização de espaços pedagógicos na EPT, formação de professores para e na EPT, assim como relatos de experiências sobre projetos que envolvam a educação profissional integrada ao ensino médio.
O Dossiê, voltado exclusivamente para a reflexão de temáticas relacionadas ao EMI e à Educação Profissional a partir dos desdobramentos da implementação do Decreto nº 5154, de 2004, comporá o volume 1 do ano de 2025 da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT).
Período de submissão: 15 de outubro de 2024 a 15 de janeiro de 2025.