A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DAS POLÍTICAS ÀS PRÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9553

Palavras-chave:

Políticas de EJA, Políticas de EPT, Institutos Federais, Dialética das Disputas,

Resumo

Na última década, a partir do Decreto 5.478/2005, as instituições federais brasileiras passaram a ofertar a modalidade de Educação de Jovens e Adultos. O presente artigo visa a destacar as principais políticas implementadas pelo governo, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, e discutir como tais políticas se desenvolveram na realidade dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul - política de Educação Profissional implementada desde a Lei 11.892/2008. As políticas e práticas de Educação de Jovens e Adultos organizam-se no contexto da dialética das disputas. Para analisar as políticas e as práticas de EJA integrada à EPT, foram produzidos dados a partir de a) pesquisa bibliográfica nas legislações que implementam as políticas e um estudo sobre a realidade dos Institutos Federais do RS; b) entrevistas com gestores dos Institutos; c) grupos focais com estudantes e professores; e d) grupo de interlocução. Os dados, após análise dialética, indicaram significativo investimento nas políticas de EJA na Rede Federal de 2007 a 2010; uma disputa de concepções nas políticas e nas práticas dos cursos implementados e significativas experiências para gestores, professores e estudantes.

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Biografia do Autor

Mariglei Severo Maraschin, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colédio Técnico Industrial de Santa Maria CTISM/UFSM

Pedagoga, Mesgtre e Doutora em Educação

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação e Pós-graduação em Educação Profissional

Pedagoga, Licenciada em Letras, Mestre e Doutora em Educação

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Publicado

15/05/2020

Como Citar

Maraschin, M. S., & Ferreira, L. S. (2020). A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DAS POLÍTICAS ÀS PRÁTICAS. HOLOS, 3, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9553

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