BALANÇO COMPARATIVO DOS DESENHOS DE IMPLEMENTAÇÃO DO REUNI: UFSCAR E UFGD

Autores

  • Rafael Gonçalves Gumiero Professor Adjunto do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR) e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). https://orcid.org/0000-0002-6193-8698
  • Aline Vanessa Zambello Membro do Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva - NEPAC/Unicamp. https://orcid.org/0000-0002-2274-7952

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.8332

Palavras-chave:

Reuni, UFGD, UFSCar, expansão

Resumo

No período 2003 e 2015, o Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI) promoveu mecanismos para que as instituições de ensino superior federal pudessem expandir pela concessão de autonomia na formulação de projetos, o que configurou uma pluralidade de desenhos institucionais. O objetivo deste artigo é analisar comparativamente duas instituições com trajetórias diferentes: a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Neste artigo o objetivo é averiguar se houve a formulação de projetos nos PDIs que atendessem a sociedade civil dos municípios e os seus entornos em suas propostas. Foi cotejado como material de análise os documentos do Ministério da Educação (MEC)Plano de desenvolvimento da educaçãoDiretrizes gerais do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidade Federais, ambos de 2007, e os PDIs da UFGD, Plano de Desenvolvimento Instrucional 2008-2011Plano de Desenvolvimento Institucional 2013-2017, e os da UFSCar Plano de Desenvolvimento Institucional, de 2004, Formulário de Apresentação da Proposta do REUNI, de 2007. A análise foi complementada pelos dados consultados no INEP sobre os indicadores de expansão de ambas universidades. 

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Biografia do Autor

Rafael Gonçalves Gumiero, Professor Adjunto do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR) e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Graduado em Ciências Sociais pela Unesp-Marília. Mestre m Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Adjunto do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR) e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). 

Aline Vanessa Zambello, Membro do Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva - NEPAC/Unicamp.

Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Mestra em Ciência Política pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Doutora em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - Unicamp. Membro do Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva - NEPAC/Unicamp.

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Publicado

06/08/2021

Como Citar

Gumiero, R. G., & Zambello, A. V. (2021). BALANÇO COMPARATIVO DOS DESENHOS DE IMPLEMENTAÇÃO DO REUNI: UFSCAR E UFGD. HOLOS, 3, 1–19. https://doi.org/10.15628/holos.2020.8332

Edição

Seção

ARTIGOS

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