EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PORTUGAL E NO BRASIL: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.15628/holos.2018.6978

Mots-clés :

Educação profissional, Ensino Médio, Educação de Adultos, Brasil, Portugal

Résumé

O objetivo deste texto é discutir sobre educação de adultos em Portugal e no Brasil. No caso específico do Brasil, abordarei sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) nos institutos federais, em tempos de implantação da Reforma do Ensino Médio.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Maria Margarida Machado, UFG

Professora da UFG

Références

BEISIEGEL. Celso de Rui. (2004). Estado e educação popular – Um estudo sobre a educação de adultos. 1ª reedição. Brasília: Liber Livro.

BEISIEGEL. Celso de Rui. (2008). Política e educação popular: a teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. Brasília: Líber Livro.

BRASIL. (2016). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Documento Nacional Preparatório à VI Conferência Internacional de Educação de Adultos: versão atualizada Confintea Brasil+6. Brasília. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002446/244673POR.pdf>. Acesso em: 05 set. 2016.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS. (1999). (V: 1997, Hamburgo, Alemanha). Declaração de Hamburgo: agenda para o futuro. Brasília: SESI/UNESCO

CURY, Carlos Roberto Jamil. (2010). Carlos Roberto Jamil Cury – intelectual e educador. Organização e Introdução Cynthia Greive Veiga. Belo Horizonte: Autêntica. (Coleção Perfis da Educação).

FÁVERO, Osmar e MOTA, Elisa (Orgs.). (2015). Educação popular e educação de jovens e adultos. Recurso Eletrônico. 1 ed. Petrópolis: De Petrus e Alli; Rio de Janeiro: FAPERJ.

FREIRE, Paulo. (1967). Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

FREIRE, Paulo. (1981). Ação Cultural para a Liberdade. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

FREIRE, Paulo. (1983).Extensão ou Comunicação. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

FREIRE, Paulo. (1987).Pedagogia do Oprimido. 17ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

FREIRE, Paulo. (1989).A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4).

FREIRE, Paulo. (1996).Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

FREIRE, Paulo. (2001). Política e Educação: ensaios. 5ª Ed. São Paulo, Cortez. (Coleção Questões de Nossa Época; v.23)

HOBSBAWM, Eric. (1995). Era dos Extremos – O breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das letras.

HOBSBAWM, Eric. (2002).Tempos interessantes – uma vida no século. São Paulo: Companhia das letras.

LEMME, Paschoal. (2004). Memórias de um educador – Paschoal Lemme. 2 ed. Brasília: INEP. (Vol. 5)

PAIVA, Vanilda. (2003). História da Educação Popular no Brasil — Educação popular e Educação de Adultos. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola.

RIBEIRO, Darcy. (1995). O Povo Brasileiro - A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia da Letras.

UNESCO. (2010). Marco de Belém. VI Conferência Internacional de Educação de Adultos. Brasília: Unesco.

Téléchargements

Publiée

14/11/2018

Comment citer

Machado, M. M. (2018). EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PORTUGAL E NO BRASIL: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS. HOLOS, 5, 271–284. https://doi.org/10.15628/holos.2018.6978

Numéro

Rubrique

ARTIGOS

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

Articles similaires

<< < 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.