Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Conceito de espaço, Ciência geográfica, Atuação docente, Espontaneísmo

Resumo

A pesquisa objetivou responder quais são as estratégias de orientação aos professores e quais são as ações propostas pelos responsáveis para qualificar o ensino de geografia na Educação Infantil, no âmbito da 5ª CRE, que acarretam ganhos para a constituição do conceito de espaço pelas crianças. Por meio de análise documental e entrevista semiestruturada, foram analisados os referenciais curriculares, identificadas estratégias de incentivo das Secretarias; observada a fundamentação do RCNEI e identificada a atuação dos professores. Amparando-se mormente em Barbosa e Horn, Almeida e Piaget, concluiu-se que, quando o conceito de espaço é trabalhado, isso ocorre em caráter espontaneísta, desprovido de claros objetivos e sem entendê-lo enquanto saber estratégico.

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Biografia do Autor

Carmen Isabel Pieper, Secretaria Municipal de Educação de Pelotas

Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas. Graduada em Licenciatura em Geografia pela mesma Universidade. Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil da rede pública municipal de Pelotas

Gomercindo Ghiggi, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Priscila Monteiro Chaves, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

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Publicado

23/09/2018

Como Citar

Pieper, C. I., Ghiggi, G., & Chaves, P. M. (2018). Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço. HOLOS, 3, 272–288. Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6903

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