Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.6612

Palavras-chave:

Tratamento de Minérios, Metalurgia Extrativa, Mineração, tecnologia

Resumo

Essa edição traz o terceiro número do periódico com trabalhos apresentados no XXVII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa (ENTMME). O primeiro foi referente ao ENTMME 2013, o segundo ao ENTMME 2015 e agora, consecutivamente, teremos o terceiro número referente ao ENTMME 2017, realizado em Belém entre 23 a 27 de outubro. Esse é o principal evento científico que congrega discussões das áreas mineral e metalúrgica no Brasil, tendo a sua primeira edição realizada em 1972, no Rio de Janeiro, sob a organização do prof. Roberto C. Villas-Boas (In Memoriam - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Tecnologia Mineral - CETEM).

Na edição ENTMME 2017 foram submetidos 395 trabalhos, sendo 295 aceitos para publicação, entre esses 114 foram apresentados no formato oral e 181 na forma de pôster. O XXVII ENTMME contou com 490 inscritos dos vários estados brasileiros, bem como do Chile, Moçambique, Portugal e Suriname.

O prêmio CETEM de Tecnologia Mineral anunciado pelo Diretor do Centro, Fernando Lins, homenageou o pesquisador Emérito do CETEM, prof. Roberto C. Villas-Bôas. Ele é concedido para duas categorias:  melhor trabalho em Tratamento de Minérios e melhor trabalho em Metalurgia Extrativa apresentados no evento anterior a premiação. Portanto, durante a cerimônia de abertura do XXVII ENTMME foram premiados os melhores do XXVI ENTMME , são eles:

 

 Área

Título

Autores

Tratamento de Minérios

Estudo de determinação e controle do tamanho de bolhas geradas em coluna de flotação

Angélica da Silva Reis (UFU), Argileu Mendes dos Reis Filho (UFU), Guilherme Ribeiro de Lima e Carvalho (UFU), Pedro Henrique de Morais Luz (UFU) e Marcos Antonio de Souza Barrozo (UFU).

Metalurgia Extrativa

Programa simulador aplicado à lixiviação

 

Reginaldo Saboia de Paiva (Unifesspa), Bruno Soares Mosso (Unifesspa), Kassio Silva dos Santos (Unifesspa), Ailton Pantoja de Souza (Unifesspa) e Jailson da Silva Sousa (Unifesspa).

 

Outro prêmio concedido durante a abertura do XXVII ENTMME foi o  Slawomir Dominik Piatnicki, que agracia pesquisadores pelo reconhecimento de sua obra em Tecnologia Mineral. Esse ano a área reconheceu o trabalho do prof. Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, prof. Paulo Brandão.

Esse sexto volume publica contribuições científicas que foram apresentadas  em sessões orais durante o XXVII ENTMME  e que foram também avaliadas  por pareceristas ad hoc. Essas contribuições, advindas dos vários grupos de pesquisa em tecnologia mineral e/ou metalurgia extrativa, abordam os temas clássicos de: caracterização tecnológica, cominuição, concentração gravítica, concentração magnética, flotação, hidrometalurgia e espessamento. Da mesma forma, traz novos olhares em educação em tecnologia mineral.

A produção mineral brasileira responde por 4,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Deixando-nos claro a importância do investimento nessa área do conhecimento, em busca  da elevação da eficiência dos empreendimentos mineiros.

O tempo é de cooperação, assim essa iniciativa deseja ser de longo prazo e um canal de acesso aberto para comunidade técnico-científica difundir produção científica e experiências industriais.

O momento é para a difusão de novas rotas, assim, com esse número convido-os a prospectarem aqueles artigos de vossas áreas e, quando possível estimule a colaboração e compartilhamento em vossas redes sociais.

Natal,  30 de novembro de 2017.

 

José Yvan Pereira Leite

Jaime Henrique Barbosa da Costa

Oscar Jesus Choque Fernandez

Simone Patrícia Aranha da Paz

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaime Henrique Barbosa da Costa, Instituto Federal do Pará

Prof. Instituto Federal do Pará

Oscar Jesus Choque Fernandez, Instituto Federal do Pará

Prof. Instituto Federal do Pará

Simone Patrícia Aranha da Paz, Universidade Federal do Pará

Profa. Laboratório de Caracterização Mineral - Universidade Federal do Pará

Downloads

Publicado

05/12/2017

Como Citar

Leite, J. Y. P., Costa, J. H. B. da, Fernandez, O. J. C., & Paz, S. P. A. da. (2017). Editorial. HOLOS, 6, 1–2. https://doi.org/10.15628/holos.2017.6612

Edição

Seção

EDITORIAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.