PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MINERAL NA UFOP (UM RETROSPECTO)
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2017.6496Palavras-chave:
Pós-Graduação, Engenharia Mineral, Engenharia de Minas, UFOPResumo
Busca-se no Programa de Pós-graduação em Engenharia Mineral (PPGEM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) oferecer um nível de ensino que se destaque no âmbito da formação de especialistas em Engenharia de Minas, com foco em Tratamento de Minérios ou Lavra de Mina. Tal programa iniciou-se em março de 1998, apoiando-se na tradição e seriedade dedicadas à formação de Engenheiros de Minas pela Escola de Minas/UFOP. Assim, busca-se, atualmente, a integração entre graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão cujos seus docentes atuam também em atividades didáticas da graduação. Hoje, existem desafios a serem vencidos como a competição por recursos governamentais disponíveis, a busca de apoio empresarial e renovação nas bases idealísticas do ensino de pós-graduação. Portanto, esse artigo foi desenvolvido e destinará a ser uma ferramenta composta de dados levantados in situ, mas que servirá para o crescimento e melhoria, ou seja, renovação da pós-graduação na engenharia mineral na UFOP e em todo país.Downloads
Referências
Plataforma Sucupira. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/informacoes_programa/informacoesPrograma.jsf. Acessado em: 12/05/2016.
CPPGEM-UFOP - Colegiado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mineral da Universidade Federal de Ouro Preto, 2017.
Roque, R. C. M. (1999). Os bandeirantes dos tempos modernos. Dissertação de mestrado, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil.
Schwartzman, S. (2001). Um espaço para ciência a formação da comunidade científica no Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia.
Vogel, M. J. M, Kobashi, N. Y. (2015). Avaliação da Pós-graduação no Brasil: seus critérios. XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVI ENANCIB).
www.vale.com Acessado em: 29/10/2017.