A DICOTOMIA PORTUÁRIA BRASILEIRA E A CARÊNCIA POR SISTEMAS EFICIENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.6080

Palavras-chave:

Logística Portuária, Burocracia, Sistema de gestão Porto Sem Papel

Resumo

Este artigo abordará sobre o contexto do mercado exterior brasileiro e as maiores dificuldades enfrentadas pelos exportadores no processo de liberação das cargas nos portos devido aos trâmites burocráticos. No estudo de caso, será realizado uma análise qualitativa, extraída de dados estatísticos, figuras e gráficos produzidos por organismos governamentais e órgãos de relevância para indústrias. O texto também explorará o assunto sistema de gestão Porto Sem Papel e suas funcionalidades, implantado pelo Governo Federal, com objetivo de aumentar a eficiência das atracações e desatracações de navios, assim, reduzindo a ociosidade das cargas nos portos e o tempo de entrega no destino final. O objetivo geral do trabalho é elucidar a necessidade de racionalização dos procedimentos portuários, por meio de uma reforma nas práticas rotineiras dos órgãos mais envolvidos nas liberações alfandegárias e a necessidade do governo em desenvolver os portos e terminais para que continuem recebendo investimentos externos e se mantenham como uma economia forte de mercado.

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Biografia do Autor

Kamylle Rubin Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Kamylle Rubin Rodrigues

Especialista em Logística Empresarial

Carla Guimarães Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Carla Guimarães Ferreira

MSc. em Administração

Dpto de Administração, UFF

Aurélio Lamare Soares Murta, Universidade Federal Fluminense

Aurélio Lamare Soares Murta

Dr. em Engenharia de Transportes

Dpto de Administração, UFF

Maria da Penha Araujo Murta, Universidade Veiga de Almeida

Maria da Penha Araujo Murta

MSc. em Engenharia de Transportes

Curso de Engenharia de Produção, UVA/RJ

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Publicado

21/12/2017

Como Citar

Rodrigues, K. R., Ferreira, C. G., Soares Murta, A. L., & Murta, M. da P. A. (2017). A DICOTOMIA PORTUÁRIA BRASILEIRA E A CARÊNCIA POR SISTEMAS EFICIENTES. HOLOS, 7, 110–126. https://doi.org/10.15628/holos.2017.6080

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Seção

ARTIGOS

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