AVALIAÇÃO DA QUALIDADE BIOLÓGICA, MICROBIOLÓGICA E POR METAIS PESADOS DAS ÁGUAS DOS PRINCIPAIS RESERVATÓRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • José Américo Grilo Junior

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.4020

Palavras-chave:

Balneabilidade, qualidade da água, reservatórios hídricos.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo avaliar a qualidade das águas dos principais reservatórios de abastecimento público no estado do Rio Grande do Norte. As coletas foram realizadas em pontos pré-estabelecidos nos açude em estudo em cinco semanas consecutivas. Foram analisados os aspectos biológicos, microbiológicos e por metais pesados dos principais reservatórios de água de Rio Grande do Norte (RN). condições de balneabilidade dos reservatórios.  O estudo identificou como sendo de boa qualidade para maioria dos açudes estudados e de ótima qualidade somente para Boqueirão-Parelhas. Verificou-se que a quantificação de densidade de Cianobactérias nos corpos d’água de Lucrécia, Armando Ribeiro, de Pau dos Ferros, Passagem das Traíras e Gargalheiras estavam superiores ao permitido pela legislação indicando processo de eutrofização, podendo causar problema a saúde humana e aos animais. Em relação aos níveis de metais pesados, todos apresentaram algum metal acima do limite permitido, porém todos apresentaram valor acima do limite para o cádmio, a Barragem de Santa Cruz apresentou menor quantidade de matais. A avaliação da Balneabilidade constatou que as barragens de Pau dos Ferros e Santa Cruz foram classificadas como impróprio para a atividade de recreação de contato primário, enquanto que os demais pontos foram enquadrados como excelente. A maioria das águas dos reservatórios estudados está inadequada para dessedentação de animais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Américo Grilo Junior

Doutor em recursos naturais,Mestre em Engenharia sanitária.

Referências

APHA – AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. New York: 21ª ed., 1134 p., 2005.

BARBOSA, J. E. L. Dinâmica do fitoplancton e condicionantes limnológicos nas escalas de tempo (nictimeral/sazonal) e de espaço (vertical/horizontal) no açude Taperoá II. Trópico semi-árido paraibano. 2002, 208f. Tese (Doutorado em Recursos Naturais) - Departamento de Ecologia e Recursos Naturais – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos – SP

BRASIL. Brasília-DF (Brasil). Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) – Resolução CONAMA N0 274, de 29 de novembro de 2000. Ministério do Meio Ambiente (MMA) 2000. Define os critérios de balneabilidade em águas brasileiras.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Resolução CONAMA Nº 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências, 2005.

CANDURRA, S.M; BUTERA, R.; GANDINI, C; LOCATELLI, C.; TAGLIANE, M; FASOLA, D.; MANZO, L. Occuptaional poisoning with psychiatric manifestations . Giornale Italiano di medicina del Lavoro ed Ergonomia, Pavia, v.22, n.1, p 52-61, 2000.

CETESB (COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL). Coleta e Preservação de Amostras de Água. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo. Secretaria do Meio Ambiente, 53 p. 2003.

CETESB (COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL). Estudo de desenvolvimento e adaptação de IQA – índice de qualidade das águas que incorpora nove variáveis relevantes ao IQA da National Sanitation Foundation (1970). Secretaria do Meio Ambiente, 123 p. 1980.

CETESB. (COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL). Índice de Qualidade das Águas (IQA). Disponível em http://www.cetesb.sp.gov.br. Acesso em 20/10/2013.

GASPARINI, V. A. (2001) - Repercussões econômicas da utilização incorreta das áreas de mananciais. UFSC. Engenharia de Produção. Dissertação de Mestrado.

JÚNIOR, A. M. Cádmio – Intoxicação. Medicina geriátrica (Revista eletrônica). Publicado em 24/03/2008. Disponível em: http://www.medicinageriatrica.com.br (acesso em 20/02/2009).

LIMA, W.S.; GARCIA, C.A.B. Qualidade da Água em Ribeirópolis-SE: o Açude do Cajueiro e a Barragem do João Ferreira. Scientia Plena, v.4, n.12, 2008.

PASCALICCHIO A.E, Contaminação por metais pesados. São Paulo: Associação de Profissionais em Ciência Ambiental; 2002. p.31, 40-41.

RIBEIRO, P.C. Análise de fatores que influenciam a proliferação de cianobactérias e algas em lagoas de estabilização. Campina Grande, 2007. 106 pp. Dissertação ( Engenharia Civil). Centro de Tecnologia e Recursos Naturais. Universidade Federal de Campina Grande.

RIBEIRO, I. V. A. S. Estudo do Estado Trófico do Reservatório Acarape do Meio Mediante a Determinação de Indicadores de Qualidade de Água. Tese de doutorado em Recursos Hídricos. Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 198p., 2007.

Silva, d. D.; Pruski, f. F. (2000). Gestão de recursos hidrícos. Aspectos legais, econômicos, administrativos e sociais. Porto alegre: associação brasileira de recursos hídricos. 659p.

U.S. PUBLIC HEALTH SERVICES - USPHS (1997). Toxicological profile for cadmium on CD-ROM. Agency for Toxic Substances and Disease Registry.

VIEIRA, R.H.S.F.; OLIVEIRA, R.A. Avaliação do grau de contaminação fecal da água e do camarão sossego (Macrobrachium jelskii). Hig. Alim., v.15, p.69- 74, 2001.

Downloads

Publicado

24/12/2019

Como Citar

Grilo Junior, J. A. (2019). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE BIOLÓGICA, MICROBIOLÓGICA E POR METAIS PESADOS DAS ÁGUAS DOS PRINCIPAIS RESERVATÓRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE. HOLOS, 4, 1–12. https://doi.org/10.15628/holos.2019.4020

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.