PENEIRAMENTO DE DIFERENTES TIPOS DE MINÉRIOS UTILIZANDO O CONCEITO “PRO-DECK”

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.15628/holos.2016.3721

Mots-clés :

Eficiência, Redução no Custo, Pro-Deck, Meio Peneirante, Fase de Peneiramento, Tela.

Résumé

O peneiramento industrial é realizado em três fases: classificação inicial, estratificação e classificação final; no entanto é muito comum utilizar um único modelo de tela para cada deck da peneira. Com base em estudos preliminares em diferentes minerações, verificou-se que a eficiência do peneiramento varia em cada um dos estágios. Desse modo, este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta para aumento da eficiência do peneiramento industrial por meio da utilização de diferentes telas para cada estágio do peneiramento; a essa abordagem foi dado o nome de “Pro-Deck”. Tal conceito visa aplicar diferentes meios peneirantes para cada fase do peneiramento, ou seja, selecionar o meio peneirante (tela) que seja mais efetivo para cada fase de peneiramento. Essa seleção é realizada em de cinco etapas: análise de vibração da peneira, inspeção da peneira e do minério, inspeção e auditoria dos meios peneirantes, recomendação e implementação dos meios peneirantes. O aumento da eficiência do peneiramento visa a redução no custo de produção com o aumento de durabilidade e eficiência das telas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Dario Abelha, Haver & Boecker

Engenheiro Mecânico, formado pela UNESP e com MBA pela FGV em Gestão Comercial, com 18 anos de experiência no segmento industrial, em vendas, pós-vendas e aplicação. Atualmente é Gerente de Vendas do segmento de telas da Haver & Boecker, empresa pela qual trabalha há 8 anos.

Références

CHAVES, Arthur P. e PERES, Antonio E.C. Teoria e Prática do Tratamento de Minérios, Volume 3.São Paulo: Editora Signus, 2003.

DA LUZ, Adão B., SAMPAIO, João A. e DE ALMEIDA, Salvador L.M. Tratamento de Minérios, Rio de Janeiro: CETEM, 2004.

FUERSTENAU, Maurice C. e HAN, Kenneth N. Principles od Mineral Processing, Colorado, Estados Unidos: SME, 2003

Haver & Tyler (2012). The Rock Book. St. Catharines, Canada: H. S. Tiler.

Téléchargements

Publiée

15/02/2016

Comment citer

Abelha, D. (2016). PENEIRAMENTO DE DIFERENTES TIPOS DE MINÉRIOS UTILIZANDO O CONCEITO “PRO-DECK”. HOLOS, 1, 373–380. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3721

Numéro

Rubrique

ARTIGOS

Articles similaires

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.