CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS DAS COMUNIDADES DE BAIACU E DE CACHOEIRA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS - BAHIA- BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2016.4664Palavras-chave:
potabilidade, meio ambiente, águaResumo
Esta pesquisa aborda algumas características do meio ambiente e avalia o estado de degradação das regiões de Cachoeira e de Baiacu na BTS. Foram efetuados registros de imagens, das condições de saneamento e socioambientais, como também foram realizados testes laboratoriais na água de consumo. Os resultados mostraram inexistência de um saneamento adequado e de uma coleta não seletiva em toda a extensão das comunidades, descartes de resíduos no manguezal, instalações hidráulicas ineficientes, dentre outras. A água de consumo ingerida pelas comunidades, possivelmente, não se encontra em conformidade com os parâmetros de potabilidade, já que os resultados mostraram a presença de coliformes totais em 40 % das amostras e de teores de cloro menores do que os valores indicados pelos padrões. Por causa desta realidade são necessárias limpezas periódicas dos reservatórios, manutenção das instalações hidráulicas, monitoramento contínuo da qualidade da água, como também a conscientização de as pessoas e dos setores públicos. Desta forma, pode-se garantir a qualidade de vida das comunidades e assim, preservar o meio ambiente de Cachoeira e de Baiacu na Baía de Todos os Santos na Bahia.
Downloads
Referências
APHA/AWWA/WEF. EATON, A.D. (2005). Standard methods for the examination of water and wastewater. (21ª ed.). Washington: American Public Health Association.
COSTA, A. B. (2006). Caracterização Molecular e Isotópica de Material Orgânico em Sedimentos da Baia de Todos os Santos-Ba. Tese de Doutorado, Geofísica, Instituto de Geociências. Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.
EMBASA. (2011). Informação ao consumidor. (Relatório anual). Cachoeira. Recuperado em 13 agosto, 2015, de http://www.embasa.ba.gov.br/sites/default/files/relatorio_anual/RAIC_2011_Cachoeira_do_Mato.pdf
FRANCIS. W. (2015). Water: Its History, Characteristics, Hygienic and Therapeutic Uses. USA: Palala Press.
HATJE, V. & ANDRADE, J. B. (2009). Baía de Todos os Santos: Aspectos Oceanográficos. Salvador: EDUFBA.
LABTAM. (2008). Laboratórios de Tecnologias Ambientais Análises Físico-Químicas, Cor, Turbidez, pH, Temperatura, Alcalinidade e Dureza. Recuperado em 01 fevereiro, 2014, de http://www.biologica.eng.uminho.pt/TAEL/downloads/analises/cor%20ph%20t%20alcalinidade%20e%20dureza.pdf
MARCELO, L. (2010). Fundamentos de Qualidade e Tratamento de Água. (3ª Ed.). São Paulo: Átomo.
RIOS, C. M. (2008). Lixo e Cidadania: Um Estudo Sobre Catadores de Recicláveis em Divinópolis – Mg. Dissertação de Mestrado em Educação, Cultura e Organizações Sociais, Fundação Educacional de Divinópolis. Universidade do Estado de Minas Gerais. Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.
ROSA, L.; ELEUTÉRIO, M.; ALVES, T., & COSTA, A. (2011). Diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos do município de Cachoeira – BA. Cruz das Almas. In: I Jornada de Engenharia Sanitária e Ambiental - I JESAM, Instituto Federal da Bahia, Salvador, Ba, Brasil.