O CINEMA E SUAS INTERFACES COM GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.3686

Palavras-chave:

Cinema, Sexualidade, Gênero, Educação Física

Resumo

Nesta pesquisa objetivou-se conhecer e analisar as representações de gênero e sexualidade construídas por estudantes de um curso de formação profissional em Educação Física a partir dos filmes Tomboy (2011) e Assunto de Meninas (2001), que, respectivamente, abordam as duas temáticas. Após assistir cada película, realizou-se um grupo focal, contando com a presença de sete acadêmico/as do curso de Educação Física de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. As discussões foram capturadas em um gravador digital e transcritas integralmente. As 56 páginas de material empírico foram submetidas a uma análise de conteúdo. Utilizar o enredo cinematográfico para criar as condições de possibilidade para a manifestação dos/s estudantes constituiu-se em uma produtiva estratégia para captar suas representações. A partir do filme Tomboy, emergiram noções acerca das relações de gênero ligadas a uma norma referente do que é entendido como menino-masculino e menina-feminina, indicando que o/as acadêmico/as afirmam e reafirmam noções normalizadas ao conectar linearmente sexo e gênero. Em Assunto de Meninas, a visibilidade da homossexualidade feminina produziu silêncios e desconfortos nas discussões. Contudo, a abordagem da obra suscitou a manifestação de representações centradas na heterossexualidade, sugerindo que outras sexualidades devem ser veladas e escondidas. Diante disso, conclui-se que as representações de gênero e sexualidade do/as estudantes de Educação Física aproximam-se de uma norma referente, na qual ser homem ou ser mulher deve estar alinhado com aquilo que se espera de um homem-masculino-heterossexual e uma mulher-feminina-heterossexual.

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Biografia do Autor

Suélen de Souza Andres, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Ciências do Movimento Humano. Atualmente é professora temporário do Intituto Federal do Rio Grande do Sul e Pesquisado no Centro De Memória do Esporte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Angelita Alice Jaeger, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutora pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e professora adjunta do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria

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1 Referências dos filmes

TOMBOY. Direção de Celine Sciamma, França, 2011.

LOST AND DELIRIUS/ ASSUNTO DE MENINAS. Direção de Leá Pool, Canadá, 2001.

Agradecimento a Capes BEX 1132/14-8.

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Publicado

15/02/2016

Como Citar

Andres, S. de S., & Jaeger, A. A. (2016). O CINEMA E SUAS INTERFACES COM GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA. HOLOS, 1, 124–141. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3686

Edição

Seção

ARTIGOS