O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014)

Autores

  • Gilberto Dias de Alkimin UNESP-Sorocaba/ Mestrando em Ciências Ambientais

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3253

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Ambiental, Estado da Arte

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar a inserção da Educação Ambiental (EA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) brasileira nos últimos dez anos (2005-2014) e realizar um panorama da mesma. Para tanto, a pesquisa do tipo estado da arte foi realizada selecionando-se oito revistas de acordo com sua classificação Qualis de periódicos da CAPES, os artigos selecionados, de acordo com o tema de interesse foram analisados e então procedeu-se a construção de um panorama da inserção da EA na EJA. Do total de trabalhos encontrados nesse período apenas 1,42% falam sobre o assunto em questão, desses três envolvem a educação não-formal e seis a educação formal. O tipo de pesquisa predominante é a participativa e as atividades envolvem aulas teórico-práticas, dinâmicas e jogos. A percepção de meio ambiente dos envolvidos é naturalista. Pode-se dizer que a inserção da EA na EJA no Brasil é algo insipiente, porém necessária. É preciso uma pesquisa mais abrangente sobre o estado da arte a real inserção da EA na EJA no país.

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Biografia do Autor

Gilberto Dias de Alkimin, UNESP-Sorocaba/ Mestrando em Ciências Ambientais

Atualmente mestrando em ciências ambientais na UNESP/Sorocaba e cursa especialização em educação ambiental no Centro Universitário Barão de Mauá (Ribeirão Preto). Atua na área de ecotoxicologia: enfase em toxicologia aquática. Tem experiência na área de Educação; enfase em educação ambiental.

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Publicado

13/01/2016

Como Citar

Alkimin, G. D. de. (2016). O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014). HOLOS, 8, 15–27. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3253

Edição

Seção

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