A HISTÓRIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM SOBREVOO ENTRE OS ANOS 1983 E 2007
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2015.3247Palavras-chave:
Políticas Públicas, Educação, movimentos sociais, implementações curricularesResumo
Este artigo faz parte da minha pesquisa de doutoramento e trata-se de um breve sobrevoo pelas implementações de políticas públicas para a Educação. Tem o intuito de situar, no tempo, a rede municipal da cidade de São Paulo, bem como de investigar como se deu a organização e o desenvolvimento curricular nas gestões de acordo com os regimes no poder – uma vez que se consideram as políticas curriculares vigentes resultado também de políticas anteriores. Neste artigo, objetiva-se resgatar o significado das alternâncias de poder público para a Educação desde a gestão de Mario Covas, na Prefeitura da cidade de São Paulo, até o final da gestão do Prefeito Gilberto Kassab. Ressalta o contexto histórico de lutas que reflete não apenas empreendimentos políticos, mas também as lutas e os esforços da sociedade civil por seus direitos. Evidenciou-se nesse estudo uma grande oscilação partidária e ideológica da chefia do poder executivo, alterando também proposições e diretrizes curriculares para as escolas da rede municipal da cidade de São Paulo. Nessa breve revisita, evidenciam-se as principais medidas realizadas na área curricular até a elaboração de orientações curriculares para a primeira etapa do ensino fundamental implementadas na rede no ano de 2007.
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